CAN-2025: Nigéria vence Argélia (0-2) e defronta Marrocos nas meias-finais

Osimhen a celebrar o seu golo frente à Argélia
Osimhen a celebrar o seu golo frente à ArgéliaPAUL ELLIS / AFP

Graças a um triunfo por 0-2 frente à Argélia, a Nigéria apura-se para as meias-finais da CAN-2025, onde vai defrontar Marrocos. As Super Águias controlaram toda a partida perante uns Verdes muito tímidos, que só conseguiram três remates em 90 minutos.

Recorde as incidências da partida

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Numa partida globalmente agradável, a Nigéria impôs-se rapidamente e criou várias oportunidades nos primeiros dez minutos: um livre cabeceado por Semi Ajayi saiu ao lado (2'), depois Osimhen tentou uma finalização acrobática após um canto, mas a bola passou por cima (7'). Pelo meio, Rami Bensebaini procurou Mohamed Amoura em profundidade, mas o árbitro assistente levantou de imediato a bandeirola e interrompeu a jogada (6').

As Super Águias criaram mais uma ocasião e um cruzamento de Bruno Onyemaechi atravessou toda a defesa. Frank Onyeka tentou o remate, mas a bola foi afastada pela defesa (9'). O jogo ficou depois mais morno, mas com vantagem para a Nigéria, que se mostrava claramente mais perigosa. Ainda assim, Stanley Nwabali foi obrigado a intervir com os punhos para afastar um livre de Ramy Bensebaini (22').

Luca Zidane respondeu ao segurar um remate rasteiro de Ademola Lookman, após uma perda de bola de Bensebaini no meio-campo, naquele que foi o primeiro remate enquadrado da Nigéria (24.ª). Depois foi a vez de Rayan Aït-Nouri brilhar, aliviando Zidane ao recuperar a bola nos pés de Osimhen, que seguia isolado para a baliza (29'). Bensebaini salvou a sua equipa ao afastar em cima da linha uma recarga de Bassey ao segundo poste. Zidane tinha falhado completamente a saída (29'). Os nigerianos garantiram que a bola ultrapassou a linha e a jogada foi revista no VAR, que decidiu que não havia golo.

A Nigéria ainda criou uma grande ocasião após uma perda de bola argelina. Akkor Adams isolou-se e tentou um chapéu de longe com o pé direito, mas a bola embateu na parte superior da barra da baliza de Zidane (37'). Os jogadores recolheram ao balneário após uma primeira parte animada, mas pouco eficaz: apenas dois remates enquadrados em 45 minutos, ambos da Nigéria.

Dois golos em dez minutos deixaram a Argélia KO

Mal começou a segunda parte, a Nigéria inaugurou o marcador. Onyemaechi foi lançado na ala por Alex Iwobi e cruzou para o segundo poste, onde Osimhen apareceu. O avançado do Galatasaray cabeceou cruzado e evitou o corte de Bensebaini em cima da linha: 0-1 (47'). Ibrahim Maza tentou reanimar a Argélia e lançou Amoura em profundidade na área, mas o corte de Semi Ajayi impediu o perigo (53').

Logo depois, a Nigéria saiu em contra-ataque e Osimhen assistiu, à direita, Akor Adams. O avançado do Sevilha driblou Zidane e marcou de pé esquerdo para a baliza deserta: 0-2 (57').

A Argélia tentou de todas as formas voltar ao jogo, mas os Verdes acumularam sobretudo cartões amarelos, cometendo faltas perigosas sobre os nigerianos. E foram mesmo os adversários que continuam a atacar. Lookman acelerou pela esquerda e cruzou atrasado, mas a defesa cortou. 

E numa nova arrancada de Osimhen pelo corredor direito, Adams teve o golo do 0-3 na cabeça, mas acertou no poste de Zidane, que parecia completamente batido (81'). Numa tentativa desesperada, Bensebaini arriscou de pé esquerdo após um canto. A bola saiu por cima (84'). O jogo terminou com uma confusão generalizada, antes de o árbitro apitar para o fim da partida, após 9 minutos de compensação.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore