O belga Broos considera que a exibição de Mbokazi pela África do Sul frente ao Egito na derrota por 0-1 na Taça das Nações Africanas, na sexta-feira, especialmente ao conseguir anular Mohamed Salah durante o jogo, só reforça a sua opinião de que o jogador dos Orlando Pirates foi persuadido a tomar a decisão errada.
“O Mbokazi devia transferir-se para uma competição maior, uma competição europeia, França, por exemplo, ou até Espanha. Não para o Real Madrid ou o Barcelona, mas para uma boa equipa espanhola. Ele já está a jogar a esse nível e só vai evoluir ao defrontar jogadores melhores todas as semanas. Isto é o desenvolvimento normal, mas se olharmos para o nível em que ele está neste momento, percebe-se claramente”, afirmou Broos.
Broos diz que, embora não goste de comparar Mbokazi com o belga Vincent Kompany, existem algumas semelhanças.
“Não me interpretem mal, não quero compará-lo ao Vincent Kompany, mas vejo qualidades semelhantes. O Kompany também tinha essa confiança com a mesma idade, mas precisou de sair para outro lado. Os seus primeiros um ou dois anos foram em Hamburgo, na Alemanha, onde lhe ensinaram a viver como profissional e a desenvolver a atitude certa. Depois disso, foi para o Manchester City e tornou-se um jogador fantástico. Esse percurso é possível para o Mbokazi. Por isso digo que Chicago não é o sítio certo para ele", referiu.
Broos foi alvo de críticas de vários setores pelas suas declarações sobre a transferência de Mbokazi desde que esta foi anunciada no início do mês, mas afirma que mantém tudo o que disse.
“As pessoas ficaram zangadas quando disse, há duas ou três semanas, que não era a melhor escolha para a sua carreira, mas viram porquê no jogo contra o Egito. Para mim, foi o homem do jogo pela forma como atuou. Houve um momento que me ficou na memória, já na segunda parte, uma bola longa foi lançada para o Salah e o Mbokazi acompanhou-o. O Salah não teve hipótese, nenhuma mesmo. Isso demonstra a sua qualidade, o seu tempo de entrada, a sua leitura de jogo. E penso que agora também percebem porque é que ficaria muito irritado se este jogador arruinasse a sua carreira. É um jogador que pode ter uma carreira muito grande", vincou.

