CAN-2025: Selecionador da Tunísia admite que equipa ficou aquém das expectativas na fase de grupos

O selecionador da Tunísia, Sami Trabelsi
O selecionador da Tunísia, Sami TrabelsiReuters / Stringer

O treinador da Tunísia, Sami Trabelsi, reconheceu que a sua equipa não correspondeu às expectativas na fase de grupos da Taça das Nações Africanas e afirmou que é necessário um reset mental para apresentarem uma exibição mais consistente quando defrontarem o Mali nos oitavos de final, este sábado.

Siga o Mali - Tunísia no Flashscore

A Tunísia, campeã em 2004, entrou bem nesta edição do torneio, ao vencer por 3-1 o Uganda. Depois empatou 1-1 com a Tanzânia, antes de perder 3-2 frente à Nigéria, mas ainda assim garantiu a qualificação para a próxima fase.

Trabelsi afirmou que sabem que têm de elevar o nível do seu jogo.

"Não estamos satisfeitos com o desempenho global e com os resultados da seleção tunisina neste torneio", disse Trabelsi em conferência de imprensa esta sexta-feira. 

"Se Deus quiser, vamos mostrar a nossa verdadeira face frente ao Mali e alcançar o sucesso. Espero que o resultado nos seja favorável, agora que começa uma nova fase da competição. O aspeto mental é fundamental e já nos libertámos da pressão", acrescentou.

O treinador sublinhou a importância de aproveitar as poucas oportunidades num jogo que espera ser muito equilibrado.

"O Mali é uma grande equipa, com jogadores de elevada qualidade técnica e física. O encontro vai decidir-se em pequenos detalhes e erros, e não haverá muitas ocasiões", referiu Trabelsi.

"O mais importante é saber aproveitá-las. Vamos tentar apresentar uma exibição mais consistente", acrescentou.

Trabelsi reconheceu a frustração dos adeptos.

"Compreendo porque é que as pessoas não estão satisfeitas com a nossa prestação, mas não estivemos assim tão mal. Garantimos a qualificação para os oitavos de final e, gradualmente, o nosso desempenho vai melhorar", explicou.

"Por vezes, joga-se muito bem e mesmo assim acaba-se por sair do torneio. O mais importante é avançar e esperamos ter sucesso tanto na exibição como na qualificação", disse o selecionador.

O defesa Yan Valery partilhou a mensagem do treinador e afirmou que a equipa está preparada para um novo começo na fase a eliminar.

"Estamos prontos para fazer um bom jogo frente ao Mali. Agora começa um novo torneio. Vamos aprender com os erros cometidos na fase de grupos, que servirão de lição para o encontro com o Mali", disse Valery.

"Sentimos o apoio dos adeptos marroquinos e tunisinos. A pressão é idêntica à que enfrentamos nos clubes e sabemos lidar com ela, como sempre fizemos ao longo das nossas carreiras", acrescentou.