CAN-2025: Tanzânia acreditou, Uganda respondeu e desperdiçou penálti ao cair do pano (1-1)

A Tanzânia e o Uganda terão a oportunidade de disputar o apuramento para a próxima fase na última jornada.
A Tanzânia e o Uganda terão a oportunidade de disputar o apuramento para a próxima fase na última jornada.SEBASTIEN BOZON / AFP

Com as costas contra a parede após uma derrota inicial, o Uganda e a Tanzânia protagonizaram um duelo tenso no grupo C da CAN-2025. As duas seleções acabaram por empatar 1-1, deixando a luta pelo apuramento completamente em aberto antes da última jornada.

Recorde aqui as incidências do encontro

Uma derrota podia já colocar amba as equipas em situação delicada depois de derrotas nos jogos inaugurais. Logo desde o início, foi o Uganda a mostrar melhores intenções. Allan Okello dispôs da primeira grande ocasião, rematando de pé direito já dentro da área, mas Zuberi Foba respondeu com uma defesa autoritária. A pressão ugandesa intensificou-se minutos depois: num cruzamento bem medido ao primeiro poste, Mato cabeceou à barra. Okello, atento, tentou finalizar de imediato, mas Foba voltou a negar-lhe o golo com uma excelente intervenção.

Pontuações dos jogadores
Pontuações dos jogadoresFlashscore

A Tanzânia, encostada à sua área desde o apito inicial, respondeu em contra-ataque e esteve perto de surpreender, mas faltou eficácia ao remate de Msuva. Esta foi a única oportunidade clara das Taifa Stars na primeira parte, enquanto o Uganda continuava a pressionar. Mutyaba aproveitou um mau alívio da defesa adversária para se infiltrar na área tanzaniana, mas viu o seu remate ser desviado por um defesa. Os grous mostraram-se mais ofensivos, mas não conseguiram desbloquear o marcador antes do intervalo.

Ao contrário do que aconteceu na primeira parte, a Tanzânia entrou muito melhor no segundo tempo, demonstrando mais intensidade e vontade. Simon Msuva rapidamente criou perigo ao rematar dentro da área pelo lado direito, mas o seu disparo saiu ao lado da baliza ugandesa. A superioridade tanzaniana acabou por ser recompensada com um penálti, após um remate de Msanga desviado com a mão por Alhassan dentro da área: Msuva assumiu a marcação e inaugurou o marcador com um remate certeiro, aos 58'. Um golo merecido, tendo em conta a atitude da Tanzânia desde o reatamento, e que podia até entrar para a história: seria a primeira vitória do país na CAN.

No entanto, o Uganda recusou-se a baixar os braços e aumentou a pressão a pouco mais de dez minutos do fim. Esse esforço acabou por dar frutos. Num cruzamento da direita de Denis Omedi, Uche Ikpeazu apareceu ao segundo poste e cabeceou para restabelecer a igualdade. O empate relançou por completo o encontro e ainda deu aos ugandeses a hipótese de virar o resultado a seu favor, através de um penálti.

Após um puxão de camisola de Haji Mnoga sobre Bogere na área, o defesa tanzaniano foi admoestado com cartão amarelo, mas Allan Okello desperdiçou a oportunidade, atirando por cima da baliza. Logo a seguir, foi a Tanzânia a falhar um golo feito, com um remate de M'Mombwa à queima-roupa a sair ao lado. As duas equipas terminam assim empatadas 1-1 e vão discutir o apuramento para a próxima fase na última jornada da fase de grupos. O Uganda defrontará a Nigéria, enquanto a Tanzânia medirá forças com a Tunísia.