CAN-2025: Vladimir Petkovic, selecionador da Argélia, admite derrota justa frente à Nigéria

Vladimir Petkovic, selecionador da Argélia
Vladimir Petkovic, selecionador da ArgéliaReuters / Maxim Shemetov

O selecionador da Argélia, Vladimir Petković, reconheceu que a sua equipa foi superada em todos os aspetos pela Nigéria, depois de perder o jogo dos quartos de final e ser eliminada da CAN em Marrocos, no sábado.

Recorde as incidências da partida

Dois golos, um em cada parte, da autoria do avançado Victor Osimhen, que assistiu Akor Adams para o segundo, ditaram o fim da caminhada da Argélia na edição de 2025. Os Fennecs, que tinham chegado a esta fase sem qualquer derrota, encontraram-se em dificuldades perante os Super Eagles.

A sua campanha em Marrocos começou com uma vitória convincente por 3-0 frente ao Sudão, seguida de um triunfo por 1-0 diante do Burquina Faso, terminando no topo do Grupo C após vencerem por 3-1 a Guiné Equatorial.

Nos oitavos de final, a Argélia defrontou a RD Congo, que derrotou por 1-0, garantindo a qualificação para os oito melhores. No entanto, a Argélia revelou falta de acutilância e capacidade de penetração para desestabilizar uma defesa nigeriana muito disciplinada e bem organizada.

"Nigéria demonstrou as qualidades individuais que possui"

“Dou os parabéns à equipa nigeriana, que mereceu vencer a partida. O adversário jogou melhor do que nós. Não conseguimos entrar bem no jogo; tivemos de manter a concentração”, afirmou Petkovic.

“Não quero entrar em muitos detalhes, mas a Nigéria foi superior. Faltaram-nos muitas coisas. Queríamos controlar o jogo, mas o adversário foi forte e impediu-nos de o fazer. A equipa nigeriana mostrou as qualidades individuais que tem e, fisicamente, estivemos em desvantagem. Tentámos reagir na segunda parte, mas não conseguimos atingir o nível ofensivo que pretendíamos. Os nossos jogadores estão desiludidos e devastados após o jogo. Fizeram uma boa prestação neste torneio. Agora a competição terminou e aproxima-se outro torneio. Temos de manter a cabeça erguida depois desta eliminação", acrescentou.

"Argélia fez tudo para se qualificar"

O sentimento de Petkovic foi partilhado pelo extremo Riyad Mahrez.

“No fim de contas, esta é a verdade; eles foram melhores do que nós e isso faz parte do futebol. Agora temos de continuar a trabalhar e a seguir em frente", afirmou.

Estivemos um pouco atrasados no posicionamento e talvez nos tenha faltado equilíbrio. Defrontámos uma equipa muito forte e não conseguimos manter a posse de bola na primeira parte de forma a conseguir ameaçá-los. Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para nos qualificarmos, mas encontrámos uma equipa mais forte, e isto acontece no futebol", acrescentou.

Sobre as questões de arbitragem, Mahrez, que representa o Al-Ahli, explicou: "Todos viram o que aconteceu. Claro que não perdemos por causa disso (da arbitragem), mas o árbitro foi rápido a mostrar-nos cartões amarelos, enquanto não fez o mesmo com eles (Nigéria). O futebol de alto nível decide-se em pequenos detalhes, mas isto é futebol.”

A Nigéria, que vai disputar a sua 16.ª meia-final da CAN, vai defrontar a anfitriã Marrocos. Os Leões do Atlas garantiram a presença nesta fase após vencerem os Camarões por 2-0.

A meia-final será disputada no Estádio Príncipe Moulay Abdellah, em Rabat, na quarta-feira.