CAN-2025: Zaidu fica no banco e Nigéria apura-se com vitória sobre a Tunísia (3-2)

Lookman esteve nos três golos da Nigéria
Lookman esteve nos três golos da NigériaABDEL MAJID BZIOUAT / AFP

Ademola Lookman esteve envolvido em todos os três golos da Nigéria, que, sem Zaidu, resistiu à reação da Tunísia para vencer por 3-2, confirmando o apuramento dos Super Eagles para os oitavos de final da CAN-2025 e alcançando a primeira vitória em três confrontos diretos frente às Águias de Cartago.

Recorde as incidências da partida

O início do encontro foi bastante competitivo, mas nenhum dos guarda-redes foi verdadeiramente colocado à prova nos primeiros minutos, com Hannibal Mejbri a desperdiçar a sua tentativa e Victor Osimhen, de forma pouco habitual, a falhar dois cabeceamentos em posições promissoras dentro dos primeiros 11 minutos. O avançado voltou a ficar frustrado pouco depois, ao reagir para marcar após um remate defendido de Akor Adams, mas viu o golo ser anulado por fora de jogo.

Notas dos jogadores
Notas dos jogadoresFlashscore

Apesar de o marcador não o reflectir, os Super Eagles assumiram maior controlo do jogo, tendência que se manteve com Osimhen a enviar mais um cabeceamento para fora após cruzamento de Calvin Bassey. Do outro lado, Ali Abdi tentou a sorte com um remate ambicioso que passou por cima da barra de Stanley Nwabali, numa fase em que a Tunísia começou também a mostrar intenção ofensiva.

Wilfred Ndidi atirou por cima pouco depois e, já perto do intervalo, aos 44 minutos, Osimhen conseguiu finalmente marcar o golo que tanto procurava, libertando-se da marcação de Montassar Talbi para cabecear com sucesso um cruzamento de Ademola Lookman, celebrando de forma efusiva.

A equipa orientada por Éric Chelle manteve-se por cima após o reatamento e chegou ao segundo golo logo nos primeiros cinco minutos da segunda parte, com o capitão Ndidi a elevar-se para cabecear para o fundo das redes na sequência de um canto de Lookman, assinando assim o seu primeiro golo pela Nigéria.

Pouco depois, Lookman ainda tentou a sua sorte e a frustração tunisina aumentou quando foi assinalada falta sobre Mejbri, apesar de Mohamed Ali Ben Romdhane ter ficado isolado, sobretudo porque acabou depois por ser derrubado por Nwabali e saiu lesionado. Adams ainda viu um remate ser bloqueado antes da substituição de Ben Romdhane, mas o regresso do contingente completo de Sami Trabelsi não alterou o rumo dos acontecimentos. Aos 67 minutos, uma jogada rápida terminou com Lookman a deixar Yan Valery para trás e a finalizar com frieza, apesar de vários defesas recuarem para a linha de golo.

A cerca de 15 minutos do fim, a Tunísia reduziu a desvantagem quando Talbi desviou de cabeça um livre de Mejbri. Pouco depois, Bright Osayi-Samuel tocou a bola com a mão ao saltar com Talbi, concedendo uma grande penalidade que Abdi converteu de forma categórica aos 87 minutos, relançando verdadeiramente as esperanças tunisinas.

Ferjani Sassi esteve muito perto de empatar de cabeça, mas caiu de joelhos ao ver a bola sair ao lado, enquanto a Nigéria confirmou o seu impressionante registo de sete vitórias nos últimos oito jogos da fase de grupos da CAN, garantindo presença na fase a eliminar. Esta foi a primeira derrota da Tunísia nos últimos cinco encontros, ainda assim as Águias de Cartago mantêm-se no segundo lugar do grupo, antes do duelo frente à Tanzânia.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore