Exclusivo: Dylan Kerr descarta vitória da Nigéria na CAN e não se mostra impressionado com a África do Sul

Victor Osimhen é uma das grandes figuras da Nigéria
Victor Osimhen é uma das grandes figuras da NigériaUlrik Pedersen/NurPhoto / Shutterstock Editorial / Profimedia

O antigo treinador principal do Kaizer Chiefs, Dylan Kerr, revelou porque acredita que a Nigéria não tem qualquer hipótese de conquistar a Taça das Nações Africanas (CAN) de 2025 em Marrocos.

Siga o Nigéria - Moçambique no Flashscore

Os Super Eagles garantiram a qualificação para os oitavos de final com um registo perfeito, somando nove pontos em três jogos.

Sob o comando do treinador malinês Eric Chelle, começaram a sua campanha no Grupo C com uma vitória por 2-1 frente à Tanzânia. Na segunda jornada, os Super Eagles conseguiram um triunfo emocionante por 3-2 diante da resistente Tunísia, antes de assegurarem uma vitória confortável por 3-1 frente ao Uganda.

A Nigéria vai agora defrontar Moçambique na fase a eliminar. Os Mambas chegaram a esta fase após vencerem o Gabão por 3-2, resultado que garantiu a sua passagem.

Moçambique terminou em terceiro lugar no Grupo F, com três pontos, conseguindo assim a sua primeira presença numa fase a eliminar da CAN, enquanto a vitória frente aos Panteras pôs fim a uma espera de 40 anos por um triunfo nas fases finais da competição.

Apesar de contar com um plantel recheado de estrelas como Victor Osimhen, Ademola Lookman e Alex Iwobi, entre outros, Dylan Kerr – cuja última experiência como treinador foi nos Marumo Gallants da Premier Soccer League (PSL) na África do Sul – não está convencido de que a Nigéria tenha o que é preciso para ser campeã.

"Falta algo à Nigéria"

“A Nigéria deveria ter uma boa equipa, mas não conseguiu a qualificação direta para o Mundial, por isso algo não deve estar bem no seu jogo”, afirmou o técnico de 58 anos ao Flashscore, numa entrevista exclusiva.

Os Super Eagles falharam o apuramento para o Mundial-2026, depois de perderem nas grandes penalidades (4-3) frente à República Democrática do Congo (RD Congo) no último playoff africano, em Marrocos, marcando assim a sua segunda ausência consecutiva em Mundiais, depois de também terem falhado a edição de 2022.

Questionado sobre porque razão a Nigéria, mesmo com um registo de 100 por cento, não pode vencer a CAN, Kerr respondeu: “Na verdade, não. O bom percurso na fase de grupos coloca-os sob pressão porque venceram todos os jogos. Normalmente, as equipas que passam por dificuldades acabam por chegar às meias-finais e à final.”

Sobre se a Nigéria vai ultrapassar Moçambique, disse: “Nunca se sabe. Vai ser um jogo difícil e pode cair para qualquer lado. Acredito que Moçambique vai dar luta à Nigéria.”

Instado a revelar quem considera favorito a conquistar a edição de 2025, Kerr afirmou: “É difícil dizer. Camarões será o adversário mais complicado para a África do Sul. Moçambique tem estado bem. Egito e Marrocos garantiram qualificações fáceis, Sudão surpreendeu-me, a Tunísia vai ter um jogo complicado e Marrocos deve vencer a Tanzânia.”

Sobre o confronto entre África do Sul e Camarões, disse: “A África do Sul não esteve bem nos últimos três jogos, por isso esse encontro (com os Camarões) vai ser interessante.”

Acrescentou ainda: Argélia contra RD Congo será um bom jogo, enquanto tenho a forte sensação de que a Costa do Marfim vai vencer o seu jogo. A Costa do Marfim tem um plantel forte, mas para mim, Marrocos é favorito a vencer a CAN por ser anfitrião.”

Kerr concluiu: “Mas as fases a eliminar são sempre interessantes, é a altura em que os jogos se tornam mais duros, as equipas não querem perder porque uma derrota significa o fim do percurso. Todos estão cautelosos a atacar e a manter a posse de bola, ou até a marcar um golo e depois defender essa vantagem, é nesta fase que tudo conta.”

Os oitavos de final arrancam este sábado com dois jogos agendados. Os antigos campeões africanos Senegal vão defrontar o Sudão no Grand Stade de Tânger, enquanto o Mali recebe a Tunísia no Stade Mohammed V.

A Nigéria vai medir forças com Moçambique na segunda-feira, no Estádio de Fez.

A Nigéria já conquistou a CAN por três vezes: a primeira em 1980, a segunda em 1994 na Tunísia e a terceira em 2013 na África do Sul.