Mais

Feminino: Taça das Nações Africanas vai passar de 12 para 16 equipas

Nigéria venceu Marrocos na final da Taça das Nações Africanas Feminina 2025.
Nigéria venceu Marrocos na final da Taça das Nações Africanas Feminina 2025.ABDEL MAJID BZIOUAT / AFP

A Taça das Nações Africanas Feminina será alargada de 12 para 16 equipas na próxima edição em março, conforme decisão da Confederação Africana de Futebol.

Estava previsto que 12 equipas participassem nas finais do próximo ano em Marrocos entre 17 de março e 3 de abril, mas o comité executivo da CAF decidiu aumentar esse número para 16.

Assim, Camarões, Egito, Costa do Marfim e Mali juntam-se às seleções que garantiram a qualificação na semana passada.

Estas quatro seleções foram eliminadas na última ronda preliminar a eliminar, mas agora foram incluídas como as melhores quatro derrotadas, com base no ranking FIFA, segundo a CAF.

As detentoras do título, Nigéria, as antigas campeãs África do Sul e Argélia, Burquina Faso, Cabo Verde, Gana, Quénia, Maláui, Senegal, Tanzânia e Zâmbia garantiram a qualificação na semana passada.

Marrocos participa como anfitrião. Esta será a terceira vez que organiza a Taça das Nações Africanas Feminina, mas a edição ganha especial relevância por servir de qualifying africano para o Mundial Feminino de 2027, com as quatro melhores seleções a seguirem para o Brasil.

Marrocos também vai receber as finais da Taça das Nações Africanas masculina entre 22 de dezembro e 18 de janeiro, competição que conta com 24 equipas.