Mais

Oficial: Khalid Jamil sucede a Manolo Márquez como selecionador da Índia

Manolo Márquez foi demitido devido aos maus resultados
Manolo Márquez foi demitido devido aos maus resultadosCRISTINA QUICLER / AFP
O ex-jogador indiano Khalid Jamil foi nomeado esta sexta-feira como selecionador nacional da Índia, um mês após a demissão do espanhol Manolo Márquez, devido aos maus resultados.

Khalid Jamil, de 48 anos, foi finalmente o escolhido, à frente de outros candidatos como o inglês Stephen Constantine e o eslovaco Stefan Tarkovic, declarou a Federação Indiana de Futebol (AIFF) em comunicado.

Jamil será o primeiro indiano a treinar a seleção do seu país, 13 anos depois de Savio Medeira, treinador entre 2011 e 2012.

Nascido no Kuwait, mas naturalizado indiano, Jamil chegou a estrear-se como internacional. Desde a sua retirada em 2009, treinou clubes do campeonato local. Desde 2023, comandava o Jamshedpur F.C.

A seleção masculina de futebol indiana ocupa o 133.º lugar no ranking FIFA, o mais baixo em quase uma década, e venceu apenas um dos seus últimos 16 jogos.

Manolo Márquez demitiu-se no mês passado, após um ano no cargo e apenas uma vitória em oito partidas, resultados que complicam a qualificação para a Taça Asiática 2027.