Novamente lesionado, conseguirá Pogba recuperar um bom nível?

Paul Pogba
Paul PogbaVALERY HACHE / AFP

Paul Pogba voltará a ser jogador de futebol? Com uma lesão no gémeo, o monegasco está fora dos 16 avos de final da Taça de França frente ao Orleães.

Siga as incidências da partida

Ficar afastado dos relvados durante quase dois anos tem consequências físicas, mesmo quando se chama Paul Pogba. Apesar de ter recebido um troféu honorífico de "regresso do ano" nos recentes Globe Soccer Awards, a realidade é bem diferente, ao ponto de tornar esse reconhecimento ilusório, até mesmo risível.

Entre 22 de novembro e 5 de dezembro, somou apenas 30 minutos em campo. Após o regresso, foi afetado sucessivamente na coxa e no tornozelo e voltou a lesionar-se há um mês, logo depois de ter jogado 21 minutos contra o Brest. Com uma lesão no tornozelo, o seu regresso foi novamente adiado por Sébastien Pocognoli.

Os 16 avos de final da Taça de França frente ao Orleães (National) poderia ter-lhe permitido ganhar ritmo durante o jogo, mas Pogba terá de esperar mais um pouco. "Continua fora do grupo por agora, veremos para a semana", limitou-se a dizer o treinador belga.

Os números de Pogba
Os números de PogbaFlashscore

O risco era elevado para o clube do Principado, mas não se pode esquecer que a última época completa de Pogba remonta a 2018/2019 com o Manchester United. Em 2020/2021, uma lesão no tendão obrigou-o a parar durante um mês, de meados de fevereiro a meados de março, e ainda assim disputou 42 jogos pelos Red Devils, com 31 titularidades, sem contar com a seleção francesa. No entanto, já passaram cinco anos. Agora que ultrapassou os trinta, as probabilidades de voltar a vê-lo sequer num onze inicial são reduzidas, quanto mais ao seu melhor nível.

Mónaco, o pior sítio para recuperar na Ligue 1?

Não há dúvida de que qualquer amante do futebol gostaria sinceramente de ver Pogba regressar ao seu melhor, aquele box-to-box carismático e decisivo capaz de lutar pelo Ballon d'Or. Contudo, o Mundial-2018 e o Euro-2020 já ficaram para trás. E para piorar, escolheu um clube que não se destaca pela gestão das lesões.

No primeiro jogo de 2026, Lukas Hradecky e Chrislain Mawissa juntaram-se a uma lista extensa de jogadores importantes como Aleksandr Golovin, Ansu Fati e Vanderson, sem esquecer Mohamed Salisu e Takumi Minamino, ambos afastados até ao final da época devido a graves lesões no joelho. Contratação de peso no mercado de verão, Eric Dier não joga desde o início de outubro e regressa este fim de semana. Com uma lesão no tornozelo, Lamine Camara falhou sete jornadas do campeonato na primeira volta.

As lesões de Pogba
As lesões de PogbaFlashscore

Com o lugar em risco há várias semanas, o diretor-geral Tiago Scuro questionou-se publicamente: "Não é normal haver tantas lesões, muda tudo numa época e tenho de perceber para encontrar uma solução". Na verdade, aponta para uma pessoa em específico: Vadim Khetagov, homem de confiança do proprietário Dmitri Ribolovlev. Sem função definida na estrutura do clube, Khetagov é fisioterapeuta e quinesiólogo, tendo desenvolvido o seu próprio método de treino. O seu filho, de 18 anos, auxilia-o e terá sido ele a acompanhar Fati e Pogba...

Coincidência ou não, as lesões musculares tornaram-se regra esta época no Mónaco e os jogadores não estão satisfeitos com o tratamento recebido. O imprescindível capitão Denis Zakaria esteve um mês e meio afastado da competição, depois de ter sofrido problemas nos adutores e nos isquiotibiais na época passada. O problema é ainda mais antigo, pois em 2023/2024, além de... Zakaria, Breel Embolo e Caio Henrique lesionaram-se no joelho, Eliesse Ben Seghir nos isquiotibiais e no ombro. A situação era tal que o médico-chefe Fabrice Michel foi afastado na primavera, substituído por Alexandre Creuzé, cuja posição se tornou muito delicada ao longo dos meses.

Neste turbilhão, Pogba terá tempo para se reencontrar? A prioridade do clube é salvar a época, estando o Mónaco a nove pontos do pódio e numa sequência de apenas uma vitória na Ligue 1desde 29 de outubro, com seis derrotas (4 golos marcados, 14 sofridos). O sonho de o ver disputar o Mundial-2026 parece cada vez mais distante.