Mais

Olhar português: Silêncio, que eles estão de volta!

João Félix marcou na estreia pelo AC Milan
João Félix marcou na estreia pelo AC MilanTiziano Ballabio / NurPhoto / NurPhoto via AFP, Flashscore
É dia de falarmos dos maiores feitos portugueses além-fronteiras. De Inglaterra à Arábia Saudita, esta é uma viagem que passa por vários cantos do globo para ir ao encontro dos muitos lusos em destaque.

O nosso percurso em busca dos portugueses goleadores da última semana começa em França. André Gomes estreou-se a marcar na presente temporada, na derrota do Lille na receção ao Dunkerque (1-1, 4-5 g.p.), no encontro dos oitavos da Taça de França.

Gonçalo Ramos bisou na goleada do Paris SG na visita ao Brest (2-5), em encontro da 20.ª jornada da Ligue 1, além de ter feito uma assistência na vitória do conjunto parisiense em Le Mans (0-2), para a Taça.

Seguimos para Inglaterra, onde vários portugueses estiveram em destaque na 24.ª jornada da Premier League. Diogo Dalot abriu caminho para a vitória do Manchester United em Bucareste, frente ao FCSB (0-2), mas não foi o único jogador luso em foco em solo britânico.

Pedro Neto saltou do banco para dar início à reviravolta do Chelsea frente ao West Ham (2-1) e Jota Silva também saiu do banco para fechar a goleada do Nottingham contra o Brighton (7-0). Nota ainda para o bis de Beto no triunfo do Everton (4-0).

Damos agora um salto até à Arábia Saudita. O quarentão Cristiano Ronaldo continua a fazer aquilo que mais gosta e marcou e assistiu na vitória do Al Nassr diante o Al Raed (1-2), além de ter somado mais um bis na receção ao Al Wasl (4-0), em jogo da Champions asiática.

Na maior competição de clubes do continente asiático, João Cancelo marcou e assistiu no triunfo Al Hilal frente ao Persopolis (4-1) e o jovem avançado luso-brasileiro João Costa no Al Ettifaq-Al Shabab (3-1).

A viagem prossegue em Itália. Francisco Conceição foi lançado por Thiago Motta na reta final do encontro diante o Empoli (4-1), ainda assim a tempo de fechar o triunfo da vecchia signora.

Nota especial para João Félix, que marcou na estreia com a camisola do AC Milan, no encontro frente à Roma (3-1), em jogo das meias da Taça de Itália.

Em Espanha, Fábio Silva marcou na derrota do Las Palmas contra o Girona (2-1), enquanto que, na Alemanha, Raphael Guerreiro assistiu no duelo entre Bayern Munique e Holstein Kiel (4-3).

Golos à boa moda portuguesa

Nesta viagem pelo Mundo do futebol, em busca de quem tão bem representa a bandeira de Portugal, houve ainda festejos de Afonso Sousa (Lech Poznan, Polónia), Benny Sousa (Umraniyespor, Turquia), Dinis Almeida (Ludogorets, Bulgária), Diogo Tavares (Zabbar St. Patrick, Malta), Filipe Chaby (Semen Padang, Indonésia), Nazinho (Cercle Brugge, Bélgica), Frédéric Maciel (FC Otelul, Roménia), Jorge Silva (Olimpija Ljubljana, Eslovénia), Jota (Celtic, Escócia), João Mário (Besiktas, Turquia), Nuno Lima (Alanyaspor, Turquia), Paulinho (Toluca, México), Rafael Lopes (Anorthosis, Chipre), Rodrigo Piloto (Atlètic CE, Andorrra) e Thierry Moutinho (Larissa, Grécia).

No feminino, Andreia Jacinto (Real Sociedad, Espanha) e Stephanie Ribeiro (Pumas, México) também fizeram o gosto ao pé.