A vida de número 2 nunca é fácil, mas para Rubén Blanco, a ideia é estar presente o máximo possível quando a oportunidade surgir.
Aproveitando a lesão de Pau López no final de outubro, o guarda-redes espanhol teve a sorte de estar em campo duas vezes, entre a Ligue 1 e a Liga Europa. Desde então, ele foi titular na Taça da França contra o Thionville Lusitanos nos 32 avos de final, em janeiro. E antes disso, ele entrou no final do tempo extra, para o desempate nos penáltis contra o Panathinaikos.
Em todas as ocasiões, quer se trate da sua estreia contra o Nice no campeonato, na Liga Europa ou na Taça, demonstrou a sua fiabilidade e profissionalismo. No total, sofreu dois golos. É muito, mas foram um cabeceamento imparável de uma bola parada contra o Aiglons e um remate próximo que o impediu de manter a baliza a zeros contra o AEK de Atenas.
"Apenas um número"
"Ele transmite confiança aos companheiros, faz boas defesas, sabe jogar com os pés e tem qualidades de liderança", destacou Gennaro Gattuso em outubro sobre as qualidades do habitual suplente:"É um guarda-redes que sabe o que fazer, tem características que me agradam e que correspondem ao que queremos pôr em prática. Não tenho dúvidas sobre ele".
Apesar do pouco tempo de jogo, o guarda-redes galego não é de se preocupar com o trabalho diário. Pelo contrário, Rubén Blanco, que aceita o seu estatuto e tem uma excelente relação com o treinador italiano e o rival Pau López, mostra constantemente boa vontade durante os treinos. A sua atitude é elogiada internamente. E, no que diz respeito à sua integração no Marselha e em França, o jogador sente-se agora em casa, tendo-se adaptado gradualmente, o que é lógico quando se deixa o seu país natal.
Sob o comando de Igor Tudor na temporada 2022/23, o jogador de 28 anos fez sete jogos pelo Marselha, incluindo um empate com o Mónaco (1-1), no qual foi decisivo em várias ocasiões. O profissionalismo convenceu os diretores do Marselha a contratá-lo permanentemente até 2026, por uma verba de 1,5 milhão de euros paga Celta de Vigo. Uma garantia, o preço era muito acessível para ter este homem como segundo guarda-redes.

Como resultado, o Marselha pode contar com um guarda-redes suplentealtamente confiável, Rubén Blanco. Ele deve ser titular na baliza contra o Rennes no domingo, deixando Pau López no banco. É uma oportunidade para se encontrar com um dos grandes nomes da liga francesa num estádio que nunca é fácil: o Roazhon Park.
É também uma oportunidade para mostrar o que vale. De acordo com as nossas indiscrições, o guarda-redes de 28 anos está determinado a tirar partido das suas exibições na Taça de França para convencer a equipa a dar-lhe mais tempo de jogo, especialmente na Ligue 1, mesmo sabendo que as coisas estão complicadas com Pau Lopez neste momento. Agora, cabe ajudar a equipa a qualificar-se para a próxima fase neste domingo contra o Rennes, que certamente terá muitas oportunidades claras de golo. Mas e se o galego puder ser o fator X?
