Siga o Atalanta - Juventus no Flashscore
A Taça de Itália entrou em pleno na sua fase decisiva, com a disputa dos quartos de final. Um dos duelos mais intensos coloca frente a frente a Atalanta e a renascida Juventus de Turim. A formação de Bérgamo, a jogar em casa, vai tentar vingar as últimas afrontas turinesas, já que a Vecchia Signora venceu os dois últimos confrontos na Taça, ambos em finais (1-2 na época 2020-21 e 0-1 em 2023-24).
Para eliminar os turineses, espera-se que a equipa de Raffaele Palladino apresente um onze de gala no relvado do New Balance Arena. Ou, pelo menos, tão de gala quanto a tradição permitir. É que, como é habitual, a Taça está destinada ao guarda-redes suplente das equipas com maior ambição e, salvo surpresa, o experiente Marco Sportiello ocupará a baliza da 'Dea'.
Uma decisão que não surpreende do ponto de vista da tradição, mas que, desportivamente, destaca-se e representa um risco devido à falta de minutos do jogador (180 nesta época) e ao que isso implica: a saída de um Marco Carnesecchi que está, sem dúvida, a ser o melhor guarda-redes de todo o território italiano.
Com 25 anos, Carnesecchi está a realizar uma época de absoluto topo e, após 23 jornadas da Serie A, é o guarda-redes que mais golos evitou até ao momento. A Atalanta sofreu 20 golos no campeonato, mas as estatísticas avançadas indicam que o normal seria ter sofrido praticamente 29 (28.6). Ou seja, graças às suas intervenções, o titular evitou 8.6 golos adversários, superando neste aspeto Mike Maignan (8.31) e Mile Svilar (5.48).
Um registo impressionante que, apesar de ser ainda o quarto guarda-redes da Serie A com mais defesas (75), não será suficiente para quebrar a tradição. Salvo lesão ou imprevisto de última hora, Carnesecchi, o melhor guarda-redes de Itália esta temporada, terá de assistir ao jogo a partir do banco. Por vezes, não basta ser o melhor.
