Tantas poupanças levaram o leão a pagar juros: Sporting vence AFS no prolongamento

Atualizado
Luís Guilherme abriu o marcador em Alvalade
Luís Guilherme abriu o marcador em AlvaladeOpta by Stats Perform/Profimedia

O Sporting venceu esta quinta-feira o AFS, por 3-2, após prolongamento, e apurou-se para as meias-finais da Taça de Portugal, onde vai defrontar o FC Porto. Luís Guilherme estreou-se a marcar de leão ao peito, aos 29 minutos, antes de Luis Suárez, aos 50', a meias com Paulo Vítor, assinar o 2-0. Pedro Lima reduziu, de penálti, aos 63 minutos, e aos 90+2' o experiente Nenê, também da marca dos 11 metros, atirou o jogo para prolongamento. E foi Geny Catamo, lançado para a segunda parte do tempo extra, a resolver, aos 117 minutos, o jogo e a eliminatória para o leão.

Recorde as incidências da partida

Rui Borges fez uma autêntica revolução em relação ao onze que venceu o Nacional (2-1), com oito alterações, mantendo apenas Eduardo Quaresma, Luís Guilherme e Luis Suárez no onze inicial, que contou com o regresso anunciado de Hjulmand à titularidade e de Nuno Santos à convocatória - primeiro jogo pela equipa principal do Sporting desde outubro de 2024.. Do lado do AFS, João Henriques mudou meia equipa, com seis novidades na equipa inicial, em relação à equipa que perdeu com o SC Braga (0-4).

Notas finais dos jogadores
Notas finais dos jogadoresFlashscore

Luís Guilherme a mostrar as garras

Luís Guilherme começou o jogo à direita, como prefere - Trincão na esquerda e Bragança ao centro - e aos 6 minutos ultrapassou dois adversários e cruzou, mas sem encontrar um companheiro. Aos 8' foi Trincão, pelo flanco esquerdo, a cruzar para ganhar canto, que o extremo português bateu para Gonçalo Inácio cabecear por cima.

Em cima do quarto de hora surgiu a resposta do AFS, com Guilherme Neiva a aproveitar a escorregadela de Vagiannidis para visar a baliza de João Virgínia, que reagiu de forma segura. Aos 17' Luís Guilherme voltou a dar nas vistas, com mais uma jogada individual que culminou com remate contra Paulo Vitor. Rivas, aos 19', voltou a aproveitar uma perda de bola do Sporting para, de primeira, obrigar João Virgínia a nova intervenção, antes de Mangas cruzar para Trincão, também de primeira, atirar desviado da baliza do AFS.

A estreia de Luís Guilherme

Aos 28 minutos surgiu a primeira real ocasião de golo para o Sporting, com Hjulmand a lançar Luis Suárez, que rematou para bela defesa de Simão Bertelli. Na recarga, Luís Guilherme atirou contra a muralha avense. Estava dado o mote para o que viria no minuto seguinte: Daniel Bragança recuperou a bola, Hjulmand serviu Luís Guilherme e o extremo, com um remate em arco, assinou o 1-0, estreando-se a marcar com a camisola do Sporting.

Ferro travou Bragança

O mesmo Luís Guilherme, aos 39', viu amarelo por simulação, dentro da grande área do AFS, antes de trocar de flanco com Trincão, na reta final da primeira parte. Em cima dos 45 minutos, Trincão e Luis Suárez combinaram, com o colombiano a atirar para defesa de Simão Bertelli e, na recarga, Daniel Bragança a a rematar à barra da baliza do AFS.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloFlashscore

De calcanhar mas a meias

Sem alterações para a segunda parte em ambas as equipas, o Sporting começou com tudo e, aos 49 minutos, após combinação com Luís Guilherme, Ricardo Mangas cruzou para Luís Suárez, de calcanhar, finalizar e assinar o 2-0, a meias com o central Paulo Vítor.

Aos 53 minutos Luis Suárez quase repetiu a gracinha, em mais um lance no flanco esquerdo, com o avançado colombiano a desviar de calcanhar mas ao lado da baliza do AFS. Aos 57' João Henriques trocou toda a frente de ataque, com Tunde Akinsola, Óscar Perea e o reforço Baroan nos lugares de Diego Duarte, Neiva e Tomané.

Eliminatória relançada dos 11 metros

Aos 58 minutos Daniel Bragança lançou Luis Suárez em corrida e o avançado colombiano, pressionado por Devenish, atirou por cima da baliza de Simão Bertelli. Em cima da hora de jogo, num remate de Angel Algobia, Hjulmand cortou a bola com o braço dentro da área. André Narciso foi chamado a rever as imagens no VAR e marcou a grande penalidade, que Pedro Lima transformou no 2-1, aos 64 minutos.

Aos 66' Eduardo Quaresma viu amarelo por travar um contra-ataque, Óscar Perea bateu o livre para João Virgínia segurar, mas o jogo, que parecia controlado, virou do avesso com o golo do AFS, relançando a eliminatória. Rui Borges percebeu também a mudança e, aos 68 minutos, tirou Kochorashvili e Daniel Bragança para apostar em João Simões e Pedro Gonçalves.

Aos 70 minutos Vagiannidis tentou a sorte, com um remate sem direção, e aos 71' Luís Guilherme quase conseguiu assistir Luis Suárez, não fosse o corte de Paulo Vítor para canto. Aos 74' novamente Paulo Vítor a cortar a bola perante Luis Suárez, e aos 75' foi Devenish a estar atento, após cruzamento de Ricardo Mangas.

Nuno Santos - quase como um golo

Aos 77 minutos Alvalade entrou em erupção para saudar o regresso de Nuno Santos à competição pela equipa principal, 15 meses depois, entrando no lugar de Francisco Trincão. O português não escondeu a emoção perante o tributo, tendo sido até cumprimentado por adversários.

Aos 80' foi João Henriques a mexer, lançando Tiago Galletto no lugar de Roni, e aos 81' foi Tunde a ganhar a Eduardo Quaresma mas a rematar muito por cima da baliza de João Virgínia. Aos 82 minutos Nuno Santos escapou pela esquerda, lançado por Gonçalo Inácio, tentou servir Pedro Gonçalves mas Tiago Galletto surgiu para atrapalhar o médio, com o remate a sair por cima, antes de João Henriques arriscar, tirando Algobia para lançar o experiente Nenê.

Já depois de um remate de João Simões ao lado, Rui Borges trocou Luís Guilherme por outro reforço, Souleymane Faye, aos 87 minutos. Aos 88' Nuno Santos serviu Luis Suárez, com Bertelli a opôr-se com uma grande defesa, mas em lance anulado por fora de jogo do ala português.

Golpe de teatro, novamente dos 11 metros

Em cima dos 90' André Narciso foi novamente chamado ao VAR, para rever um lance entre Vagiannidis e Óscar Perea, dentro da área do Sporting, e marcou mesmo nova grande penalidade para o AFS, aos 90+1 minutos. Da marca dos 11 metros, Nenê restabeleceu a igualdade aos 90+2'.

Lesão arrepiante nos descontos

Dentro dos 11 minutos de compensação, uma lesão arrepiante para Baroan, aos 90+7', na tentativa de corte perante Luis Suárez, a fraturar a perna. O avançado francês saiu de imediato de maca, perante a consternação de todos, deixando o AFS reduzido a dez, já com as cinco substituições efetuadas.

Aos 90+12' Nuno Santos caiu na área do AFS com Gustavo Mendonça, após cruzamento de Faye, mas André Narciso mandou seguir, sendo depois alertado pelo VAR que, antes da possível infração, Souleymane Faye estava fora de jogo por 12 centímetros. E o tempo regulamentar não terminou sem novo susto para o Sporting, com Óscar Perea a rematar para defesa de João Virgínia. Aos 90+16' foi João Simões a rematar para enorme corte de Devenish, antes do apito para prolongamento em Alvalade.

Mais olhos que barriga

Para o prolongamento Jaume Grau substituiu Baroan, e aos 93 minutos Nenê rematou à figura de João Virgínia. Aos 95' Rui Borges tirou Ricardo Mangas para lançar Maxi Araújo, e aos 96' Luis Suárez marcou mesmo, mas em fora de jogo, validado posteriormente pelo VAR. Aos 100' valeu Eduardo Quaresma ao Sporting, cortando para canto a iniciativa de Perea. Aos 104 minutos Faye serviu Luis Suárez, que cabeceou para corte de Paulo Vítor, e aos 105+1' Pedro Gonçalves rematou para desvio de Devenish, numa primeira parte de prolongamento fechada com remate desenquadrado de Maxi Araújo.

Para a segunda parte do prolongamento Rui Borges lançou Geny Catamo no lugar de Vagiannidis, com Maxi Araújo a ganhar canto perante Gustavo Mendonça, aos 106'. Na sequência da bola parada Pedro Gonçalves atirou muito por cima, e aos 108 minutos Geny Catamo cruzou e Luis Suárez, com tudo para marcar, atirou para enorme intervenção de Simão Bertelli. Aos 110' Tunde quase deitava tudo a perder, num atraso para Bertelli que quase era intercetado por Luis Suárez, antes de João Simões encher o pé, aos 113', para Bertelli desviar para canto, com a bola a ainda tocar na barra. Na sequência da bola parada Suárez cabeceou para voo do guarda-redes do AFS, e ainda dentro dos 113' foi Nuno Santos a cruzar para o avançado colombiano atirar ao lado.

O Geny(o) da lâmpada

Aos 117 minutos, depois de um corte de Devenish, Geny Catamo pegou na bola, derivou para o meio e atirou forte e colocado, sem hipóteses para Simão Bertelli, a apontar o 3-2.

O leão poupou, teve de pagar juros mas, depois do golo de Catamo, não mais permitiu a reação ao AFS. A primeira mão das meias-finais está marcada para 3 de março, no Estádio José Alvalade, com a partida decisiva a ter lugar no Estádio do Dragão, a 22 de abril.

Homem do jogo Flashscore: Geny Catamo (Sporting)

Estatísticas finais da partida
Estatísticas finais da partidaFlashscore