Farioli revela que Martim Fernandes jogou com o nariz partido: "Merecemos o resultado"

Atualizado
Farioli satisfeito com os jogadores
Farioli satisfeito com os jogadoresMIGUEL LEMOS / NURPHOTO / NURPHOTO VIA AFP

Leia abaixo as declarações do treinador do FC Porto, Francesco Farioli, após a vitória sobre o Benfica (1-0), nos quartos de final da Taça de Portugal.

Recorde aqui as incidências do encontro

Mourinho disse que a melhor equipa perdeu, concorda?: "Normalmente concordo com Mourinho, mas neste caso não, penso que merecemos o resultado. Estivemos perto de sofrer um golo e tudo bem, mas na primeira parte tivemos duas ou três boas ocasiões, sofremos alguma pressão, o Benfica teve boas oportunidades, são uma boa equipa e nada a dizer quanto a isso. Diria que, no seu todo, a vitória foi merecida. A defesa do Diogo Costa, no final da primeira parte, se fosse golo teria sido anulado porque há um toque com a mão na bola". 

Passagem à meia-final após renovação: "São duas coisas que estão separadas. A renovação de contrato foi algo devido ao trabalho realizado anteriormente e com vista ao futuro, com o desejo de trabalharmos juntos. A vitória de hoje dá uma excelente sensação, com um estádio cheio e um excelente jogo como o de hoje".

Aposta em Thiago Silva é para manter: "Fez um bom jogo, misturou experiência com qualidade, capacidade de liderança. Sabíamos que seria um jogador que nos daria um boost de qualidade, estamos muito satisfeitos com o seu desempenho e estamos a olhar para o próximo jogo em Guimarães contra uma equipa que acaba de vencer um troféu. Temos que manter os pés no chão". 

Triunfo dá confiança antes do campeonato: "São duas coisas diferentes. Estamos a falar da Taça, a Liga é outra questão. Temos de aproveitar este sentimento positivo, o DNA do FC Porto esteve presente no jogo, principalmente na primeira parte, espero que os adeptos se lembrem disto durante muito tempo. Tivemos ocasiões consecutivas, jogadores quase a chocarem uns com os outros e o festejo com todo o estádio foi fabuloso. É este espírito que queremos implementar e manter durante a segunda volta que será longa, com jogos importantes, portanto sigamos o nosso caminho".

Jogo de grande intensidade: "Foi uma semana especial. Era um jogo muito complicado, estou feliz, vencer um jogo como este é especial. Muito feliz pelo resultado, vamos manter a cabeça no gelo porque no domingo temos um jogo com o Vitória SC"

Diferenças em relação ao jogo para o campeonato: "Foi o jogo que esperámos, com muitos jogos incluídos. Foi muito bem jogado, acho que merecíamos marcar o segundo golo. Na segunda parte tivemos de sofrer e defendemos bem. Eles tiveram uma boa oportunidade para empatarem, mas contra uma equipa desta qualidade é normal que eles criem qualquer coisa. A exibição foi muito positiva e a atmosfera sentiu-se em campo, estou muito agradecido aos adeptos".

Aproveitamento de bolas paradas: "As bolas paradas são importantes. Antes do golo tivemos dois ou três cantos consecutivos. Também criámos oportunidades de golo em jogo corrido, sobretudo na primeira parte. Na segunda parte o jogo mudou e tivemos capacidade para sofrermos, frente a uma equipa que nos criou dificuldades. Fizemos um grande jogo e estamos felizes".

Estreia de Thiago Silva: "Ele veio com uma boa condição física. Tinha feito muitos jogos no Brasil e esteve muito bem. Foi excecional. Jogou muito bem e ajudou com a sua capacidade de liderança e calma. Estamos muito felizes e agora vamos precisar dele, porque devemos ter alguns problemas com o Bednarek (saiu lesionado) no próximo jogo, mas vamos ver".

Conferência de imprensa: 

"O sentimento de comunhão, de estarmos todos juntos, foi muito evidente hoje. Chegámos à frente e ao golo, creio, após quatro cantos. Na segunda parte, tivemos também algumas situações, mas também sofremos, como já sabíamos que ia acontecer, porque defrontámos uma grande equipa, orientada por um grande treinador.

Quando tens um jogador deste nível (Thiago Silva) com a sua liderança, mesmo sem muito tempo para criar ligações, evidenciou em campo carisma, qualidade, tendo feito uma grande exibição.

Teremos de esperar por amanhã de manhã para saber ao certo o que se passa (com o Bednarek), pois não sabemos se é muscular ou outro problema. O Martim (Fernandes) jogou hoje 75 ou 80 minutos com o nariz partido, em grande sacrifício, mas essa é também a natureza do clube e dos jogadores que o representam, já tendo acontecido antes com outros jogadores.

A semana de preparação no Algarve foi muito especial pela qualidade do trabalho, sempre com muita intensidade, com as famílias por perto. O transfer do que lá fizemos para hoje foi a energia, esse compromisso, o espírito de grupo, e uma ligação com os adeptos que está cada vez mais forte.

Temos de estar satisfeitos, mas já estamos a preparar e pensar no jogo em Guimarães, onde iremos defrontar a equipa que estará no seu melhor momento, depois da conquista da Taça das Liga. Por isso, vamos com calma, mas os números mostram isso, que temos hoje a melhor defesa em Portugal.

Disse várias vezes que José Mourinho é uma referência em muitas coisas, mudou o futebol, a minha geração aprendeu muito com ele, mas hoje ganhámos com muitas outras coisas para além das características que referiu

A evolução do Samu tem sido notável. No início da época, durante muito tempo, ouvi vários comentários sobre não ser um jogador com as características para o nosso jogo, mas o seu trabalho e evolução fazem dele um finalizador único, um dos que estão no top mundial. Ainda recentemente, com os passes e movimentações que revelou, chamei-lhe Francesco Totti, uma referência do futebol italiano”.

Leia aqui a crónica e veja os melhores lances