Recorde as incidências da partida

Na primeira de duas batalhas por um lugar na final do Jamor, o FC Porto entrou apostado em equilibrar a partida frente ao primodivisionário Vitória SC, mas sentiu algumas dificuldades, sobretudo no primeiro tempo, antes de recuperar terreno e sair de Guimarães com um resultado positivo.
Logo aos seis minutos, Vanessa Marques aproveitou o adiantamento da guarda-redes portista, tentou o chapéu, mas Cora Brendle respondeu com uma grande defesa. A equipa vitoriana manteve a pressão e, aos 25’, esteve perto de inaugurar o marcador num lance caricato: Maria Salgado bateu o canto e Lily Bryant quase desviou para a própria baliza, valendo ao FC Porto o corte decisivo da capitã Ema Gonçalves em cima da linha.
Mas o golo acabaria mesmo por surgir pouco depois. Aos 26 minutos, novo canto e Vanessa Marques, de cabeça, fez o 1-0, num lance em que Cora Brendle não conseguiu chegar à bola. O domínio vitoriano prosseguiu e, aos 36’, a internacional portuguesa voltou a ser protagonista ao assistir Sara Brasil, que desperdiçou uma boa oportunidade para ampliar a vantagem para a turma de Ivo Roque.
O segundo golo chegou aos 38’, com Mafalda Mariano a cruzar de livre para mais uma cabeçada certeira de Vanessa Marques. Pelo meio, o FC Porto também ameaçou, com Lara Peruca a acertar no poste aos 42 minutos.
Na segunda parte, o Vitória SC continuou a explorar as fragilidades defensivas das portistas. Aos 58’, Sara Brasil ainda chegou a festejar o 3-0, depois de receber de Mia Foster, contornar a guarda-redes e rematar para a baliza deserta, mas o lance foi anulado por fora de jogo da capitã do conjunto vitoriano.
Recuperação do FC Porto
O FC Porto reagiu em força e conseguiu reduzir aos 78’, na sequência de um canto na direita: a bola sobrou para Maria Ferreira, que rematou e contou com um desvio em Mia Foster, traindo Tiffany Sornpao.
Já na reta final, aos 84 minutos, a árbitra recorreu ao VAR e assinalou uma grande penalidade a favor do Vitória SC, por falta de Mazúchová. Chamado a converter, Sara Brasil viu Cora Brendle brilhar novamente, com uma defesa de elevado nível, mantendo o 2-1, até que a vilã virou heroína.
Num lance de contra-ataque, Mazúchová, reforço do FC Porto neste mercado, aproveitou um passe de Mady Soumaré para anotar o 2-2 final e deixar tudo em aberto para a segunda mão.
