Feminino: FC Porto tomba Racing Power na Taça (3-0), Benfica (0-4) e Sporting (0-10) cumprem

Lily Bryant anotou o terceiro golo do FC Porto
Lily Bryant anotou o terceiro golo do FC PortoFC Porto

Sporting, Benfica e FC Porto confirmaram este domingo a passagem aos oitavos de final da Taça de Portugal feminina, com triunfos expressivos e exibições seguras. As leoas golearam a Académica em Coimbra, as águias impuseram-se sem dificuldade em Albergaria-a-Velha, e as azuis e brancas surpreenderam o primodivisionário Racing Power.

FC Porto 3-0 Racing Power

O FC Porto vestiu o fato de tomba-gigantes e eliminou o primodivisionário Racing Power, numa tarde em que a equipa orientada por Daniel Chaves exibiu futebol de grande qualidade.

A vitória das azuis e brancas começou a ser construída aos 25 minutos, quando a árbitra assinalou grande penalidade a favor da equipa da casa, após um corte com o braço de Shelby a remate de Maria Ferreira. Chamada à conversão, Maria Negrão não tremeu e colocou o FC Porto em vantagem.

No segundo tempo, as portistas ampliaram o marcador num contra-ataque letal, com Maria Negrão a assistir Lara Perruca para o 2-0. A cereja no topo do bolo surgiu aos 68 minutos, com Lily Bryant a selar o 3-0 final, coroando uma exibição convincente frente a um adversário do escalão superior.

Clube de Albergaria 0-4 Benfica

O pentacampeão nacional Benfica cumpriu a missão e venceu com autoridade em Albergaria-a-Velha, confirmando a passagem à fase seguinte da Taça de Portugal.

Nycole Raysla inaugurou o marcador logo aos 7 minutos, e ainda na primeira parte Rakel Engesvik (24') ampliou a vantagem para as encarnadas.

Na segunda metade, o domínio das campeãs nacionais manteve-se absoluto, com Joana Silva (60’) e Lara Martins (77’) a selarem o resultado final em 0-4, num triunfo tranquilo e sem sobressaltos para as águias.

Académica 0-10 Sporting

Em Coimbra, o Sporting não sentiu grandes dificuldades para eliminar a Académica, equipa que milita na quarta divisão do futebol feminino português.

A formação orientada por Micael Sequeira, que apresentou várias titulares no onze inicial, chegou ao intervalo a vencer por 2-0, graças aos golos de Ana Capeta (6’) e Érica Cancelinha (27’). No entanto, o verdadeiro domínio leonino surgiu na segunda parte.

Ana Capeta (52’) e Érica Cancelinha (65’) bisaram, enquanto Carolina Santiago (70’) também se juntou à lista de marcadoras. Já Telma Encarnação, que entrou na etapa complementar, assinou um impressionante póquer com golos aos 67, 76, 78 e 90 minutos.

O marcador final foi fixado por Carla Armengol, que estabeleceu o 0-10 aos 90+2 minutos, selando uma vitória expressiva das leoas em Coimbra.

Outros resultados da 3.ª eliminatória:

Cadima 0-5 Famalicão

Escola Futebol Setúbal 0-8 Valadares Gaia

Aldeia Nova 0-4 Marítimo

Esposende 0-13 Rio Ave

UD Leiria 8-1 Barreirense

JuveForce 1-0 Ouriense

Roriz 0-10 SC Braga

Gil Vicente 4-1 Moreirense

Vitória Pico da Pedra 0-1 Feirense

Guia 0-6 Damaiense

Amora 0-3 Vitória

Vasco da Gama 0-4 Torreense