Recorde as incidências do encontro
Apesar de vir de uma sequência de três jogos sem vencer no campeonato, o Fafe acabou o ano em grande e está de volta aos quartos de final da Taça de Portugal, pela quinta vez na história do clube.

A primeira parte foi equilibrada e muito disputada a meio-campo, mas com sinal mais por parte da equipa da casa, que ainda chegou a ameaçar a baliza do guarda-redes do Fafe com algumas tentativas tímidas, mas sem a direção desejada.
O conjunto nortenho chegou ao intervalo sem qualquer remate efetuado e esteve perto de sofrer a fechar a primeira parte, num lance em que Dida acaba por nem sequer finalizar perante a saída do guarda-redes João Gonçalo.
No início da segunda parte, o Lusitano continuou a ser a equipa mais perto de fazer mexer o marcador, com Dida perto de abrir o marcador na sequência de um lance de pontapé de canto, mas a eficácia fafense revelou-se determinante.
No primeiro e único remate à baliza de Duarte Martins, Picas encontrou a cabeça de Vasco Braga (56'), que apontou o golo que apurou o Fafe para os quartos de final da Taça de Portugal.
A equipa alentejana ainda procurou chegar ao empate que permitisse levar a eliminatória para o prolongamento, com o jogo a partir-se nos instantes finais, mas João Gonçalo teve uma partida tranquila na baliza do Fafe, que vai receber o SC Braga, a 14 de janeiro, regressando aos quartos de final da Taça de Portugal, algo que não acontecia desde a época 1999/2000.

