Mais

Taça de Portugal: Sporting conquista 57.º troféu, a 29 dos rivais

Gyökeres ao serviço do Sporting
Gyökeres ao serviço do SportingSporting CP
O Sporting conquistou o seu 57.º troféu futebolístico, a Taça de Portugal de 2024/25, uma semana depois do 56.º, colocando-se a 29 de Benfica e FC Porto, que partilham a liderança neste ranking, ambos com 86.

A formação leonina esteve em todas as quatro decisões nacionais da época e acabou por conquistar metade dos títulos em disputa, ao vencer os mais importantes, a Liga e a Taça de Portugal, para a sétima dobradinha da sua história.

O conjunto comandado na segunda metade da época por Rui Borges selou a conquista do seu 21.º campeonato na 34.ª e última ronda, com um triunfo caseiro por 2-0 sobre o Vitória, para acabar com mais dois pontos do que o vice Benfica.

Depois de ter impedido os encarnados de vencer a principal prova do calendário nacional, os leões também superaram as águias na final da segunda mais importante, a Taça de Portugal, para o 18.º triunfo na prova.

No Jamor, a formação comandada por Rui Borges bateu o onze de Bruno Lage por 3-1, após prolongamento, com golos de Gyökeres, aos 90+11, de penálti, Harder, aos 99, e Trincão, aos 120+1, depois de Kökçü adiantar as águias, aos 47.

Os comandados de Rui Borges vingaram, assim, o desaire face aos encarnados na final da Taça da Liga, em Leiria, onde o conjunto de Bruno Lage se impôs no desempate por penáltis (7-6), com Trubin a parar o 14.º pontapé, de Trincão.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Nos 90 minutos, inconclusivos, o norueguês Andreas Schjelderup adiantou o Benfica, aos 29 minutos, e o sueco Viktor Gyökeres, empatou para o Sporting, aos 43, na transformação de um penálti.

A abrir a época, o Sporting também esteve no jogo que decidiu a Supertaça Cândido de Oliveira, mas falhou a sua conquista, isto apesar de ter chegado a liderar por 3-0, com golos de Gonçalo Inácio (seis minutos), Pedro Gonçalves (nove) e Geovany Quenda (24).

O conjunto de Ruben Amorim parecia capaz de cilindrar o de Vítor Bruno, mas, sensacionalmente, o FC Porto acabou por vencer por 4-3, já no prolongamento, com tentos de Galeno (28 e 66 minutos), Nico González(64) e Iván Jaime (101).

Ainda assim, o Sporting ganhou mais um troféu do que os rivais em 2024/25 e aproximou-se, sendo que, além dos 21 campeonatos e das 18 edições da Taça de Portugal, ainda conta nove da Supertaça, quatro da Taça da Liga, quatro do Campeonato de Portugal e a Taça das Taças de 1963/64.