Antevisão LaLiga: Arbeloa obrigado a reagir rapidamente para evitar hecatombe no Real Madrid

Alvaro Arbeloa durante o jogo da Taça do Rei frente ao Albacete
Alvaro Arbeloa durante o jogo da Taça do Rei frente ao AlbaceteČTK / imago sportfotodienst / Marina Frutos/PGS Photo Agency / Profimedia

Em apenas quatro dias, o Real Madrid perdeu uma final frente ao seu grande rival Barcelona, despediu o treinador Xabi Alonso e foi eliminado da Taça do Rei por uma equipa da segunda divisão, mergulhando numa crise profunda.

O novo treinador Alvaro Arbeloa vai comandar a equipa no sábado, no Santiago Bernabéu, frente ao Levante, na LaLiga, sabendo que tudo o que não seja uma vitória será um duro golpe nas aspirações de destronar o Barcelona do topo do futebol espanhol.

O seu primeiro jogo ao comando terminou em humilhação, derrota por 2-3 frente ao Albacete nos oitavos de final da Taça do Rei, na quarta-feira, minando a moral do plantel e travando qualquer impulso positivo que a sua chegada pudesse ter gerado.

Acompanhe o relato através da app ou site
Acompanhe o relato através da app ou siteFlashscore

Arbeloa celebra o seu 43.º aniversário no sábado e o presente ideal seria conquistar três pontos frente ao 19.º classificado, reduzindo a vantagem de quatro pontos do Barça no topo da tabela e oferecendo ao Madrid uma base para recuperar.

Na próxima semana, os 15 vezes campeões europeus recebem o Monaco num jogo importante da Liga dos Campeões, onde procuram terminar entre os oito primeiros da fase de grupos e evitar a perigosa ronda de play-off. Primeiro surge o Levante, de Luís Castro, e, apesar de a formação valenciana estar a lutar para sair do fundo da tabela, tem capacidade para surpreender caso o Madrid não melhore rapidamente.

"Esta é, sem dúvida, a pior equipa do Real Madrid dos últimos anos," lamentou o jornal espanhol AS após a derrota frente ao Albacete.

"O clube mais titulado do mundo olha-se ao espelho e não se reconhece," escreveu o Marca.

O capitão Dani Carvajal concordou. "Batemos no fundo," afirmou, prometendo levantar o Madrid e devolvê-lo à luta.

Arbeloa, discípulo do polémico ex-treinador do Real Madrid José Mourinho, sob quem jogou, assumiu a responsabilidade pelo desaire na Taça, mas garantiu que a sua equipa irá tirar proveito da experiência.

"Isto é algo que me vai fazer evoluir e tem de servir para todos melhorarem," disse Arbeloa.

O espanhol tem de conseguir extrair o melhor dos jovens Franco Mastantuono e Arda Guler, que começaram a época em bom plano mas perderam confiança ao serem afastados dos planos de Alonso. Ambos foram titulares em Albacete e nenhum conseguiu corresponder, apesar do golo do argentino, marcado à boca da baliza.

Arbeloa também apostou em dois jogadores da equipa B, que treinava até segunda-feira, mas espera-se que as principais figuras do Madrid regressem frente ao Levante. Jogadores como Thibaut Courtois, Jude Bellingham e Rodrygo deverão voltar às opções depois de terem sido poupados na desastrosa deslocação a Albacete.

No entanto, o melhor marcador Kylian Mbappé não deverá jogar até ao duelo frente ao seu antigo clube Monaco, para ajudar na recuperação de uma entorse no joelho. Dada a situação do Madrid e a importância do encontro, essa decisão pode ainda ser revista.

O campeão Barcelona, invicto há 10 jogos em todas as competições, visita no domingo uma Real Sociedad que ainda não perdeu sob o comando do novo treinador norte-americano Pellegrino Matarazzo.

Acompanhe o relato através da app ou site
Acompanhe o relato através da app ou siteFlashscore