Primeira aparição, impacto imediato: Lookman e o instinto de golo

Ademola Lookman felicitado pelos seus colegas após a estreia com o Atleti
Ademola Lookman felicitado pelos seus colegas após a estreia com o AtletiJosé Luis Contreras / NurPhoto / NurPhoto via AFP

No seu primeiro dia no Atlético de Madrid, Ademola Lookman deixou uma excelente impressão ao marcar um golo e fazer uma assistência. Ao longo da sua carreira, marcar no jogo de estreia tem sido uma constante.

Recorde as incidências da partida

As primeiras vezes de Ademola Lookman são sempre emocionantes. Velocidade, capacidade de desequilibrar, drible... e golo. Não falhou na estreia com o Atlético de Madrid, contribuindo para a manita frente ao Real Betis na Taça do Rei ao marcar o terceiro e ao oferecer o quarto a Antoine Griezmann. Ambas as jogadas, muito ao seu estilo, serviram para apresentar as suas credenciais ao futebol espanhol.

O nigeriano é um verdadeiro talento quando está focado e se liga a Diego Pablo Simeone. Há apenas alguns meses, o Inter de Milão suspirava por ele para complementar Lautaro Martínez e Marcus Thuram com um perfil muito mais explosivo, mas a Atalanta recusou-se a transferi-lo para um rival direto e o jogador declarou-se em rebeldia, alegando que o seu clube não cumpriu a palavra. As sensações iniciais são espetaculares e tem contrato com o Atleti até 2030.

Com a camisola colchonera, Lookman cumpriu uma máxima que tem mantido praticamente sempre ao longo da sua carreira. De facto, marcou no jogo de estreia em quatro dos seus sete clubes profissionais e noutros dois marcou na primeira vez que foi titular. Só não cumpriu esta regra na estreia como profissional aos 18 anos no Charlton Athletic, clube com o qual se estreou há uma década (novembro de 2015) no Championship inglês.

Destacou-se ao marcar a Guardiola

Depois do Charlton, deu o salto para a Premier League em janeiro de 2017. Ronald Koeman recrutou Ademola Lookman para o Everton e lançou-o numa goleada peculiar ao primeiro Manchester City de Pep Guardiola. Partilhou o relvado com nomes históricos como Gareth Barry, Leighton Baines, Kevin Mirallas e Romelu Lukaku. Entrou ao minuto 90 e aproveitou a primeira bola que tocou, após um mau alívio de John Stones, para bater Claudio Bravo e fazer o 4-0 em Goodison Park.

Na segunda época, o avançado nascido em Londres foi cedido ao RB Leipzig e também aí deixou boas impressões logo à chegada. A 3 de fevereiro de 2018 estreou-se como suplente, entrando ao minuto 78 num 0-0 frente ao Borussia Mönchengladbach. No 89', Lookman marcou o golo da vitória para a equipa de Ralph Hassenhütl após passe de Naby Keita. Rendeu muito mais nessa meia temporada, em que fez cinco golos e três assistências, do que na segunda passagem em 2019/2020, onde quase não jogou e não contribuiu para o marcador.

Por isso, o Leipzig, que tinha comprado Lookman, decidiu emprestá-lo ao Fulham. Lá jogou alguns minutos antes de marcar, mas na primeira vez que foi titular, em outubro de 2020, abriu o marcador num empate frente ao Sheffield United (1-1). No ano seguinte, cedido ao Leicester City, repetiu a façanha. Entrou como suplente em três jogos até que Brendan Rodgers o lançou de início ao lado de Kelechi Iheanacho num duelo de EFL Cup frente ao Milwall. Nesse jogo, os dois internacionais pela Nigéria marcaram para garantir o triunfo por 0-2.

Essa época abriu as portas da Atalanta a Ademola Lookman, onde se destacou definitivamente ao fazer 55 golos e 23 assistências em três temporadas e meia, além de conquistar uma Liga Europa. As sensações desde o primeiro jogo com a Dea foram excelentes. Os italianos, que pagaram nove milhões de euros ao Leipzig por ele, vibraram ao vê-lo entrar na primeira jornada da Serie A 22/23 para sentenciar nos descontos a vitória sobre a Sampdoria. Marca da casa também: ele próprio iniciou um contra-ataque, ganhou metros com a sua passada e, já na área, sentou um defesa para bater Emil Audero. Por curiosidade, partilhou o relvado com o seu atual colega Juan Musso, titular na estreia com golo no Atlético de Madrid.

Lê esta e outras notícias do Atlético de Madrid no BeSoccer