Taça do Rei: Barcelona volta a Santander, cenário de goleadas históricas na LaLiga

Hansi Flick vai conhecer o estádio que manchou a história do Barcelona
Hansi Flick vai conhecer o estádio que manchou a história do BarcelonaJOSE HERNANDEZ/ANADOLU VIA AFP

O Barcelona volta a um palco onde, nas últimas décadas, sofreu duas das suas derrotas mais pesadas na LaLiga, na sua primeira visita em quase 14 anos.

Siga as incidências do encontro

O confronto desta quinta-feira, para a Taça do Rei, entre Racing Santander e Barcelona promete reavivar uma rivalidade histórica do futebol espanhol. Os culés retornam ao estádio El Sardinero pela primeira vez desde a temporada 2011/12, ano que culminou na descida da equipa de Santander para a LaLiga 2.

Naquela ocasião, dois golos de Lionel Messi selaram a vitória por 2-0 do Barcelona num estádio que, ironicamente, também foi cenário de algumas das suas derrotas mais traumáticas na LaLiga nas últimas décadas.

Coincidentemente, o dia 11 de fevereiro marca o 31.º aniversário da última goleada de cinco golos sofrida pelo clube na LaLiga. A vitória memorável do Racing Santander por 5-0 representou um duro golpe para a penúltima versão do Dream Team de Johan Cruyff.

Quique Setién, que anos depois viria a comandar o Barcelona, foi um dos autores dos golos, ao lado de Esteban Torre — pai do ex-jogador do Barça Pablo Torre —, Merino e Radchenko, que marcou duas vezes. Desde esse episódio histórico, nenhuma equipa da LaLiga conseguiu impor uma derrota por cinco ou mais golos ao Barcelona.

Os últimos duelos
Os últimos duelosFlashscore

Goleadas históricas

Ainda assim, alguns clubes conseguiram marcar cinco golos contra os culésAtlético de Madrid (5-2 em 1998), Málaga (5-1 em 2003), Levante (5-4 em 2018) e Villarreal (5-3 em 2024). Curiosamente, mesmo em fases mais difíceis, o clube raramente perdeu por uma diferença de quatro golos desde então.

Um dos poucos a conseguir uma derrota tão expressiva foi novamente o Racing Santander, também num dia 11 de fevereiro, mas em 2001. Na altura, a equipa comandada por Goyo Manzano aplicou uma goleada por 4-0 sobre a equipa de Llorenç Serra Ferrer, com golos de Regueiro, Ramis, Arzeno e Mazzoni.

Além desse confronto, a única outra vez que o Barcelona perdeu por quatro golos de diferença na LaLiga foi na derrota por 5-1 para o Málaga, no La Rosaleda, em dezembro de 2023. Isso reforça o facto de que o Racing é responsável por duas das derrotas mais duras sofridas pelo clube nas últimas décadas, ao lado do Málaga e de um revés por 4-0 diante do Tenerife, em 1997.

A fase complicada dos culés no El Sardinero teve mais um capítulo em janeiro de 2004, com uma derrota por 3-0, mesmo com Ronaldinho no plantel. Desde então, o equilíbrio entre os clubes mudou drasticamente. Antes da descida em 2012, o Racing perdeu os seus últimos sete confrontos contra o Barcelona e não vence o rival desde aquela partida em 2004.

Assim, este mês marca 22 anos desde a última vitória do Racing Santander sobre o Barcelona. Os catalães chegam embalados pela conquista da Supertaça de Espanha diante do Real Madrid. Do outro lado, estará o Racing Santander, atual líder da LaLiga 2, que sonha com o retorno à LaLiga.