Mais

Taça do Rei: Levante, Celta de Vigo, Alavés, Espanhol e Bétis seguem em frente

Elgezabal e Morales celebram um golo do Levante frente ao Orihuela
Elgezabal e Morales celebram um golo do Levante frente ao OrihuelaLevante UD

A 1.ª ronda da Taça do Rei prosseguiu esta quinta-feira, com cinco equipas da LaLiga a estrearem-se na competição do contra adversários de escalões inferiores.

Orihuela 3-4 Levante

Com mais dificuldades do que o previsto, e apesar de um bom início de jogo, o Levante superou a sua eliminatória frente ao Orihuela. Os granotas colocaram-se cedo com uma vantagem confortável no marcador. Aos 12 minutos já venciam por 0-2, graças aos golos de Unai Elgezabal e do Comandante Morales, este último assistido pelo primeiro.

Mas os alicantinos voltaram a entrar no jogo com um golo de grande penalidade de Javier Solsona, aos 21 minutos. A vitória parecia não estar em perigo para os de Julián Calero, que no início da segunda parte voltaram a ampliar a vantagem por intermédio de Carlos Espí.

Mas os da Vega Baja não se deram por vencidos e voltaram a reduzir distâncias por intermédio do uruguaio Gonzalo Miranda, assistido pelo próprio Solsona. Aos 90 minutos, Ayo fez o milagre e conseguiu o empate. Mas quando o jogo parecia encaminhar-se para o prolongamento, apareceu Carlos Espí para assinar o seu bis, colocar o 3-4 no marcador e dar o apuramento ao Levante.

Puerto de Vega 0-2 Celta de Vigo

O Celta de Vigo sentenciou a passagem à ronda seguinte na segunda parte, após um exercício de resistência de um bom Puerto de Vega. Os asturianos aguentaram sem sofrer golos numa primeira parte em que os de Giráldez estiveram perto do golo com duas ocasiões de Hugo González que Javi Torres salvou e com um remate à barra de Miguel Román.

No entanto, na segunda parte, depois de um início elétrico, o Celta resolveu o encontro em dois minutos. Óscar Marcos fez o primeiro golo e o segundo foi obra de Damián Rodríguez de grande penalidade. Nos minutos finais, os galegos podiam ter ampliado a vantagem. Javi Torres evitou o golo de Antañón e Hugo Álvarez enviou um remate ao poste aos 90.

Getxo 0-7 Alavés

O Alavés deixou clara a diferença de categoria frente ao Getxo na primeira parte. Os golos foram marcados aos pares, tanto por Mariano Díaz como por Carlos Vicente.

O ex-madridista abriu o marcador em Gobela de cabeça após um cruzamento de Ballestero e depois fez o segundo após uma assistência de Carlos Vicente, rematando de primeira.

O extremo aragonês, que antes já tinha tido duas boas ocasiões, fez o terceiro após uma assistência de Rebbach numa recuperação e assinou o quarto a bote pronto após um cruzamento da esquerda de Mariano.

Na segunda parte foi o próprio Mariano que ampliou a vantagem, novamente a passe de Carlos Vicente, para garantir o hat-trick. Diego Morcillo fez o sexto e Toni Martínez colocou o sétimo no marcador.

Atlétic Lleida 1-2 Espanhol

Vitória apertada do Espanhol, com Kike García como referência, que assinou um bis. O Atlétic Lleida, por seu lado, resistiu e teve opções até ao final do encontro.

O avançado de Mota del Cuervo abriu o marcador aos três minutos após um lançamento de grande penalidade. No entanto, os ilerdenses não se renderam e três minutos depois equilibraram a balança por intermédio de Aldo One. Kike García abriu a segunda parte do mesmo modo que a primeira, marcando. O conquense, no entanto, fê-lo de cabeça após um cruzamento de Al Hilali.

Nos minutos finais, o Atlétic Lleida fechou o Espanhol na sua área, que passou por dificuldades. No entanto, os pericos aguentaram e conseguiram o apuramento para a ronda seguinte.

Palma del Río 1-7 Betis

Goleada do Betis na sua visita a Palma del Río para resolver sem qualquer tipo de problemas o seu primeiro compromisso na Taça do Rei. Os prolegómenos foram protagonizados por Sergio León, natural de Palma del Río, que defrontava a sua ex-equipa e deu um abraço a Joaquín antes do apito inicial.

O jogo em si não teve grande história, já que o Betis foi infinitamente superior. Ao intervalo, os de Pellegrini já venciam por 0-3. Roro Riquelme, Altimira, após um passe do Cucho; e Pablo García, que se reencontrou com o golo após o Mundial sub-20 com Espanha, ao receber um passe do próprio Altimira, colocaram as bolas no marcador.

Na segunda parte, a vantagem do Betis aumentou. Pablo García assinou o seu bis após passe de Ángel Ortiz. Manuel Rodríguez, depois de uma assistência de Sergio León, reduziu distâncias para os cordobeses, desencadeando a alegria em Palma del Río. Os verdiblancos fizeram ainda mais três golos para selar o 1-7: Diego Llorente, Roro Riquelme, que repetiu, e Ez Abde foram os autores.