Quatro dos oito classificados para os quartos de final, ou seja, exatamente metade das equipas, são representantes da região. O Real Madrid foi o último a passar, derrotando o Celta (5-2) no prolongamento.
Antes disso, o Getafe, que venceu o Pontevedra por 1-0, o Leganés, que derrotou o Almeria por 2-3, e o Atlético de Madrid, que goleou o Elche por 4-0, tinham todos passado.
Os restantes quatro classificados para os quartos de final são o Barcelona, o Valência, a Real Sociedad e o Osasuna.
Andaluzia, a última região a conseguir o apuramento
A última região a ter quatro equipas nos quartos de final da Taça do Rei foi a Andaluzia, em 2020-2021. Nessa temporada, Almería, Betis, Granada e Sevilha chegaram à penúltima ronda de uma competição que acabaria por ser ganha pelo Barça, embora um ano depois tenha sido o Betis a sagrar-se campeão.
A Comunidade de Madrid tem um precedente na época de 1979-1980. Na altura, as equipas jovens disputavam o torneio a eliminar, quando Real Madrid, Atlético de Madrid, Rayo Vallecano e Castilla chegaram aos quartos de final. Foi a famosa edição em que o Real Madrid venceu a sua segunda equipa na final por 6-1, no Bernabéu, e o Castilla disputou na época seguinte a Taça das Taças.