Altos e Baixos: Flamengo conquista a Taça Libertadores, PSG tropeça no Mónaco

Flamengo a celebrar o título da Taça Libertadores
Flamengo a celebrar o título da Taça LibertadoresLUIS ACOSTA / AFP

O fim de semana voltou a agitar o mundo do futebol. Enquanto o Flamengo celebrou a vitória na Taça Libertadores, o Paris Saint-Germain saiu cabisbaixo após a derrota no Rochedo. Descubra os nossos Altos e Baixos da semana.

Alto: Flamengo

Quem mais poderia ser coroado esta semana senão o Flamengo? O clube do Rio de Janeiro conseguiu resistir ao Palmeiras e superar a final da Taça Libertadores, conquistando o troféu. Um golo de Danilo aos 67 minutos tornou este sonho possível.

O Flamengo soma agora 4 títulos e reforça a sua posição na maior competição sul-americana. Depois de uma boa campanha no Mundial de Clubes este verão (oitavos de final, eliminado pelo Bayern Munique por 4-2), a equipa continua o seu percurso, feliz.

Baixo: PSG

O PSG esteve perto de perder a liderança da Ligue 1. Os parisienses deslocaram-se confiantes ao Mónaco para a 14.ª jornada do campeonato. No entanto, as coisas não correram como esperado. Abalados por um Mónaco motivado, os parisienses acabaram por sofrer um golo decisivo de Takumi Minamino (68’).

Como resultado, o clube da capital regressou de mãos vazias e ficou exposto a uma aproximação do Olympique de Marselha. Safou-se porque os marselheses empataram com o Toulouse (2-2). Ainda assim, a exibição dos parisienses serve de aviso antes da receção ao Rennes, no próximo sábado. Além disso, foi o Lens que conseguiu destacar-se e ocupa agora a 1.ª posição da Ligue 1.

Alto: Heidenheim

Os jogadores do Heidenheim viveram um final de jogo incrível frente ao Union Berlim, no sábado. Depois de estarem em desvantagem durante quase toda a partida, os visitantes conseguiram mudar o rumo do jogo nos descontos. Stefan Schimmer marcou o primeiro golo da reviravolta (90’), antes de Jan Schöppner fechar as contas (90+6’).

Com esta vitória, o Heidenheim escapa por um ponto à zona de despromoção (8 pontos, 16.º), algo fundamental na luta pela manutenção.

Baixo: Verona

Infelizmente, Verona. O clube italiano terminou novembro da pior forma, com mais uma derrota frente ao Génova (2-1). Os Gialloblu continuam sem qualquer vitória esta época e ocupam o 20.º lugar da classificação da Serie A. Um problema para uma equipa que na época passada conseguiu chegar à 14.ª posição.

Alto: Viking FK

Foi dia de festa na Noruega para o Viking FK. O clube venceu o Valerenga por 5-1 e conquistou o título nacional após 34 anos de espera. Conseguiu ultrapassar o Bodo/Glimt, graças sobretudo às grandes exibições de Edvin Austbo, Martin Ove Roseth, Zlatko Tripic, Kristoffer Haugen e Kristoffer Askildsen.

Baixo: Troy Parrot

Momento difícil para o jogador do AZ Alkmaar. Apesar de ter assumido a responsabilidade frente ao Twente este domingo, não conseguiu concretizar no último minuto do encontro. O irlandês teve a oportunidade de evitar a derrota (1-0) e garantir o empate, mas falhou. Frente ao guarda-redes adversário, tentou um panenka, mas saiu completamente furado. A bola passou muito por cima da baliza.

Alto: Anderlecht

Grande feito do Anderlecht frente ao Union Saint-Gilloise. Os Mauves conseguiram impor-se aos rivais e finalmente venceram o dérbi por 1-0. Um resultado que não alcançavam desde 14 de abril de 2024.

Além disso, o Club Brugge perdeu esta semana, o que coloca o Anderlecht na 3.ª posição da Jupiler Pro League, a um ponto do Brugge.

Baixo: Fiorentina

Tal como o seu rival Verona, a Fiorentina afunda-se na Serie A após 13 jornadas sem vitórias. A equipa viola voltou a perder este domingo frente à Atalanta (2-0) e parece não encontrar soluções para sair da crise. Está à frente do Verona apenas pela diferença de golos sofridos (-11 contra -12), mas a equipa não consegue reagir.

O próximo desafio será já no sábado, frente ao Sassuolo.