Mais

Brasileirão: Antevisão ao jogo da época entre Flamengo e Cruzeiro

Wanderson, do Cruzeiro, disputa a bola com Wesley, do Flamengo
Wanderson, do Cruzeiro, disputa a bola com Wesley, do FlamengoČTK / AP / Gilson Lobo

Um dos grandes jogos da temporada será disputado no Brasil na madrugada de quinta para sexta-feira, às 00:30, quando o líder do Brasileirão, Flamengo, enfrenta o segundo classificado Cruzeiro.

Acompanhe aqui as incidências do encontro

O Flamengo lidera o Cruzeiro por quatro pontos e ainda tem uma partida a menos, além de estar 14 pontos à frente do quinto classificado Botafogo — também com um jogo por disputar — na corrida pela vaga direta na fase de grupos da Taça Libertadores da próxima temporada, restando apenas 12 jornadas após este confronto.

Flamengo não perde há 11 jogos na liga

Apesar de ainda faltar muito para o fim, se o Flamengo vencer na próxima jornada e também na partida que tem em atraso, uma diferença de 10 pontos nesta altura do campeonato seria praticamente impossível de ser revertida pelo Cruzeiro.

O Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã para os mais antigos) será o palco do duelo, com o Flamengo, que está invicto há 11 jogos na Série A — incluindo uma vitória por 1-2 sobre o Corinthians na última jornada — à procura de ampliar ainda mais a vantagem.

Classificação do Campeonato Brasileiro Série A para Flamengo e Cruzeiro
Classificação do Campeonato Brasileiro Série A para Flamengo e CruzeiroFlashscore

Porém, não podemos esquecer que, sob o comando do português Leonardo Jardim, o Cruzeiro passou por uma verdadeira transformação (apesar da derrota por 2-0 na última jornada diante do Vasco da Gama, que encerrou uma sequência de cinco jogos sem perder).

Aliás, no Estádio Governador Magalhães Pinto, em maio, o Flamengo foi derrotado por 2-1 graças aos golos de Kaio Jorge e do antigo jogador, Gabriel Barbosa. Foi uma das duas únicas derrotas do líder na liga nesta temporada, sendo a outra frente ao Santos em julho.

Dois goleadores frente a frente

Kaio Jorge soma 15 golos na Série A este ano, sendo o melhor marcador, seguido de perto pelos 14 golos de Giorgian de Arrascaeta, do Flamengo — incluindo um naquele duelo de maio. De Arrascaeta também lidera a equipa em assistências esta temporada (10), remates (50) e oportunidades criadas (44).

A dimensão do desafio para os visitantes fica evidente ao observar como é difícil superar o Flamengo no Maracanã. Até agora, em 13 jogos como anfitriões na Série A, o Flamengo continua invicto, com nove vitórias e quatro empates. Na verdade, essa marca vem desde a temporada passada, já que a última derrota em casa foi em outubro de 2024, frente ao Juventude

A fase atual também é positiva, com o Fla a somar quatro triunfos e dois empates nos últimos seis jogos. Por outro lado, o registo do Cruzeiro fora de casa é de cinco vitórias, quatro empates e três derrotas, embora nas últimas seis partidas tenha vencido quatro, empatado uma e perdido outra.

Boas notícias para o Cruzeiro

Uma boa notícia para os visitantes é que têm o plantel completo. Emprestado pelo Bournemouth, Luis Sinisterra já voltou aos treinos e a expectativa é que esteja disponível para o jogo. 

"Ele (Sinisterra) já iniciou o processo de integração, vamos ver se esta semana conseguimos que treine bem e conte com a presença no jogo,” destacou Leonardo Jardim na última conferência de imprensa.

Barbosa e Lucas Villalba também estarão à disposição do técnico português após cumprirem suspensão na derrota com o Vasco no fim de semana. Felizmente para o Cruzeiro, nenhum dos sete jogadores que estavam em risco de suspensão foi amarelado, especialmente os pilares Fabricio Bruno, Matheus Pereira e Kaio Jorge. Este último, em especial, seria uma ausência de peso, já que além de ser o melhor marcador, também partilha o topo em assistências (seis), lidera em remates (74) e em remates no alvo (30). 

Flamengo perdeu este confronto apenas uma vez nos últimos seis

Analisando os duelos diretos das últimas seis jornadas da Série A, o Flamengo só foi derrotado uma vez — justamente no encontro de maio de 2025. Antes disso, tinha empatado uma e vencido as outras quatro partidas. Os jogos nunca foram de muitos golos nesse período, e apenas uma vez — em 2023 — houve uma diferença superior a um golo.

Esse cenário pode mudar, considerando a boa fase do Flamengo, além do facto de já ter marcado 50 golos na liga e concedido apenas 12 — nenhum clube tem um registo melhor nos dois lados. O Flamengo também lidera os rankings da liga em número de remates totais (357), remates certeiros (136), taxa de conversão (20%), passes totais (13.743), precisão de passe (89%) e jogos sem sofrer golos (13).

Histórico recente
Histórico recenteFlashscore

Primeiro golo pode decidir o vencedor

Ambas as equipas venceram nove e empataram uma das partidas em que estavam à frente no intervalo esta temporada, e quando saem na frente, o Flamengo venceu 14 vezes, empatou três e não perdeu nenhuma, enquanto o Cruzeiro venceu 14, empatou uma e perdeu duas.

Outro dado curioso é que o Cruzeiro marcou (10) e concedeu (cinco) o maior número de golos nos 15 minutos finais do primeiro tempo, enquanto o Flamengo marcou (10) e concedeu (cinco) nos 15 minutos finais do jogo. Apenas entre os minutos 60-75 o Fla concedeu mais (11).

O que está claro é que este duelo no topo da tabela tem todos os ingredientes para ser um clássico, restando saber se o Cruzeiro terá capacidade para travar o ímpeto do Flamengo.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore