Filipe Luís após o triunfo na Libertadores: "Sempre pensei em grande"

Filipe Luis posa com o troféu
Filipe Luis posa com o troféuRodrigo Valle/Getty Images via AFP

O treinador do Flamengo, Filipe Luis, elogiou este sábado os "esforços individuais e coletivos" da sua equipa para conquistar a Libertadores 2025 com um triunfo por 0-1 frente ao Palmeiras na final em Lima.

Recorde aqui as incidências do encontro

"Alcançámos o nosso grande objetivo", celebrou o técnico, que enquanto jogador já tinha vencido a Libertadores duas vezes com o emblema rubro-negro, em 2019 e 2022.

A sua equipa, além disso, pode ainda conquistar a dobradinha com o título da Liga brasileira, tendo cinco pontos de vantagem sobre o próprio Palmeiras quando faltam disputar dois jogos.

"Sempre acreditei em grande e hoje o Flamengo oferece-me, a mim e aos jogadores, essa oportunidade. Estou muito grato", afirmou em conferência de imprensa no Estádio Monumental.

"É um momento muito especial para mim. Tem um significado enorme porque são muitas horas de trabalho, mesmo muitas, e no fim de contas um treinador é avaliado pelos resultados. Como vencemos, sou um fenómeno e o Abel (Ferreira) não serve para nada", comentou.

Filipe, nesse sentido, fez questão de reconhecer o trabalho do seu homólogo do Palmeiras. Ambos os finalistas, sublinhou, são "fortes e sólidos".

"Disse-me que preferia que escolhesse o Danilo"

Por instantes, a conferência foi interrompida pelos jogadores do Fla, que atiraram o conteúdo de uma garrafa de espumante ao seu treinador enquanto festejavam e gritavam pelo seu nome.

O técnico, que assumiu o comando no ano passado no lugar do antigo selecionador brasileiro Tite, deu os parabéns ao autor do golo da equipa carioca, o central Danilo, embora tenha destacado o coletivo. O antigo jogador do FC Porto foi titular apesar dos esforços do lesionado Léo Ortiz para recuperar a tempo da final.

"Toda a gente sabe o esforço enorme que ele fez para estar presente nesta final. Hoje de manhã falei com ele (...) e disse-me que queria jogar, mas que o mais importante era vencer, porque o único objetivo era ser campeão", contou.

"Disse-me que preferia que escolhesse o Danilo", acrescentou o treinador.

"Sinto-me orgulhoso"

Destacou ainda a experiência de jogadores consagrados, como o ex-Real Madrid, que, graças ao seu desempenho de destaque no Flamengo, entrou na órbita do italiano Carlo Ancelotti para a seleção do Brasil.

"Danilo, um jogador que conquistou vários títulos por onde passou; Alex Sandro, Jorginho (...) são atletas que, mesmo numa final, entram em campo como se fosse um jogo qualquer; tranquilos, serenos, a controlar", analisou.

Filipe Luis considera que a decisão de regressar da Europa ao seu país, ainda como jogador, foi acertada.

"Estamos a deixar um clube muito melhor do que aquele que encontrámos. Sinto-me orgulhoso", afirmou em jeito de balanço.

Filipe Luis dedicou o título a uma dezena de jovens das camadas jovens que perderam a vida num incêndio em 2019 nas instalações da formação do clube e às suas famílias.