Mais

Leandro Paredes ovacionado no regresso à Bombonera: o filho pródigo está de volta

Leandro Paredes, um ídolo em La Bombonera
Leandro Paredes, um ídolo em La BomboneraFoto por LUIS ROBAYO / AFP
O campeão do mundo Leandro Paredes oficializou o seu regresso ao Boca Juniors, clube argentino onde iniciou a carreira, num reencontro celebrado por milhares de adeptos que encheram o estádio La Bombonera.

"Os sentimentos são incríveis. O meu desejo era regressar ao Boca quando estivesse bem, numa idade em que me sentisse fisicamente preparado. Amadureci muito e espero recuperar rapidamente para poder ajudar", afirmou o médio de 31 anos, após ser apresentado em conferência de imprensa pelo presidente do clube e seu ex-companheiro de equipa, Juan Román Riquelme.

"Ele está de volta a casa. Que aproveite cada dia ao máximo", disse Riquelme a dezenas de jornalistas.

Paredes, que praticamente não parou de sorrir durante a apresentação, mostrou-se entusiasmado com um regresso que já era falado desde antes do mais recente Campeonato do Mundo de Clubes.

"Este é um dos dias mais importantes da minha vida. Saí daqui muito jovem e tive a oportunidade de jogar nas melhores equipas da Europa, mas voltar a casa é algo com que sonhei desde o primeiro dia em que parti", afirmou.

"Já posso dizer que sou jogador do Boca. É um grande dia e estou a desfrutar muito deste momento", disse o campeão mundial de 2022.

Uma Bombonera lotada

À semelhança de outros ídolos do clube, como Tévez e o próprio Riquelme, cerca de 50 mil adeptos marcaram presença na Bombonera para dar ao médio uma receção que Leandro mal conseguia dimensionar.

"O meu regresso deve-se apenas ao amor que tenho por este clube (...) Só agora me apercebo do que isto significa, do que os adeptos do Boca significam para mim. O facto de encherem o estádio para me receberem de volta é incrível", comentou.

O antigo jogador da Roma, PSG, Zenit de São Petersburgo e Juventus, entre outros emblemas, afirmou que, desde que saiu do Boca, mudou "muito", tanto como "jogador", como "pessoa".

"Chego com muita experiência, com uma mentalidade diferente, e espero continuar a demonstrá-lo no Boca, para alcançarmos coisas importantes", declarou.

Os números de Paredes
Os números de ParedesFlashscore

Depois de 12 temporadas na Europa, Paredes regressa ao futebol argentino como reforço da equipa auriazul, e no meio de um 2025 cinzento em termos de jogo e resultados, com três fracassos no primeiro semestre. Ele é a principal carta de Riquelme, muito criticado por sua política de contratações.

A tradicional equipa de Buenos Aires não vence a Taça Libertadores desde 2007, um objetivo que se tornou uma obsessão.

"O sonho é voltar a conquistar coisas importantes. É fácil dizer que se quer a Libertadores, mas é preciso ir passo a passo. Quero ganhar títulos, mas é preciso dar um passo de cada vez", disse o médio.

Na sua primeira passagem pelo Xeneize, quando era muito jovem, ele disputou 31 jogos e marcou cinco golos.

"Sempre sonhei com este regresso"

O jogador natural de San Justo disputou o seu último jogo oficial há pouco mais de um mês pelo clube giallorosso da capital italiana.

"Acabo de chegar de (passar) férias, primeiro vou ter de me recuperar", disse, e contou que já falou com o treinador Miguel Angel Russo, embora não tenha uma data para a estreia do seu número cinco.

Sobre a possibilidade de continuar a jogar pela Argentina antes do Mundial de 2026, Paredes disse que falou com Lionel Scaloni sobre o assunto. "Ele foi muito claro comigo. Disse-me que não é importante onde jogo, mas que é importante que eu tenha ritmo, que jogue, por isso também foi uma vantagem para mim regressar à Argentina", acrescentou.

Leandro entrou no relvado acompanhado da mulher e dos filhos, onde foi aplaudido por milhares de adeptos numa festa azul e dourada.

"Sempre sonhei com este regresso, fazê-lo desta forma, vir a este estádio é uma felicidade enorme. Estou neste clube desde muito novo. Estou aqui hoje com a minha família e eles ajudaram-me a tomar esta decisão, fi-lo por amor, é por isso que estou aqui. Voltei para viver a loucura do mundo Boca, e espero desfrutar dela durante muito tempo, que sejamos felizes juntos", afirmou.

É possível que ele tenha seus primeiros minutos no segundo dia do Torneio Clausura, quando o Boca recebe o Union de Santa Fé em La Bombonera.