O Flamengo venceu o Deportivo Táchira por 1-0 nesta quarta-feira, no Maracanã, e avançou aos oitavos de final da Libertadores. Léo Pereira fez o golo do alívio no segundo tempo e salvou o Rubro-Negro numa exibição aquém contra o último classificado. Rossi evitou a eliminação com uma grande defesa no último minuto.
Flamengo 1-0 Deportivo Táchira

O duelo contra um clube eliminado e sem pontos no grupo prometia uma vitória tranquila para o Flamengo, mas o Deportivo Táchira exigiu muito sofrimento no Maracanã. Depois de um primeiro tempo mau, em que saiu vaiado, o Rubro-Negro conseguiu o golo do alívio aos 66 minutos.
Luiz Araújo cobrou o livre e Léo Pereira apareceu sozinho para abrir o marcador. A vantagem desafogou o Maracanã, mas o Flamengo continou a sentir a pressão pelo resultado. O Táchira assustou nos acréscimos e chegou muito perto do empate no último minuto, quando Rossi defendeu o remate de Lucas Cano isolado.

Arrascaeta pagou caro por simular um penálti no primeiro tempo. O uruguaio levou o terceiro cartão amarelo na Libertadores e está suspenso para o jogo da primeira mão dos oitavos de final. O camisola 10 teve uma atuação aquém de suas últimas partidas, e o Flamengo sofreu para criar boas chances contra o Táchira.

O Flamengo chegou aos 11 pontos e garantiu a segunda posição do Grupo C. A LDU venceu o Central Córdoba por 3-0 e terminou com os mesmos 11 pontos, à frente pelo saldo de golos. Pelo mesmo critério, o clube argentino ficou em terceiro e vai para a Sul-Americana. Já o Táchira sequer pontuou.
Passado o drama na fase de grupos, o Flamengo está nos oitavos da Libertadores pelo oitavo ano seguido. Um sorteio na próxima segunda vai definir o adversário rubro-negro na próxima fase, que só começa em 12 de agosto. O Fla fará o segundo jogo fora de casa.
O emblema de Filipe Luís agora volta suas atenções para o Brasileirão. O próximo compromisso é no domingo, contra o Fortaleza, também no Maracanã.