Libertadores: Nada separa Palmeiras e Flamengo antes da final

Flamengo e Palmeiras durante o jogo no Maracanã
Flamengo e Palmeiras durante o jogo no MaracanãAndre Paes / Alamy / Profimedia

É o duelo entre dois dos maiores clubes do Brasil, este sábado, com Palmeiras e Flamengo a defrontarem-se na final da Taça Libertadores.

Siga a final da Libertadores no Flashscore

Ambos ocupam atualmente as duas primeiras posições da Serie A brasileira, com o Flamengo a liderar com cinco pontos de vantagem e apenas dois jogos por disputar.

Quem será o primeiro clube brasileiro a conquistar quatro títulos da Libertadores?

Dizer que esta é a partida mais importante da época para ambos os clubes é quase redundante, e quem perder um jogo desta importância poderá sentir consequências no resto da temporada.

O vencedor tornar-se-á o primeiro clube brasileiro a erguer a Libertadores por quatro vezes, o que só aumenta o dramatismo de um evento que promete parar o Brasil.

No que diz respeito ao momento de forma, o Palmeiras está invicto em seis jogos da Libertadores em casa esta temporada, com cinco vitórias e um empate, e não perde em casa há 14 partidas em todas as competições.

Na meia-final a duas mãos frente ao LDU Quito, conseguiu recuperar de uma desvantagem de 3-0 na primeira mão, vencendo por 4-0 na segunda e garantindo a passagem à final.

A meia-final do Flamengo foi bem mais equilibrada, com o Fla a vencer o Racing Club por 1-0 na primeira mão e a empatar 0-0 na segunda, garantindo assim o apuramento.

O Flamengo também não perdeu em seis jogos fora de casa na competição este ano, somando três vitórias e três empates, e tem levado a melhor sobre o Verdão nos últimos confrontos, estando invicto nos últimos três duelos diretos.

Flamengo com vantagem recente

Na verdade, o Palmeiras venceu apenas um dos últimos seis jogos entre as duas equipas; um triunfo por 1-0 em agosto de 2024.

Dois desses encontros terminaram empatados (0-0 e 1-1), o Flamengo venceu dois por 2-0, e no último duelo no Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã), em outubro, os Rubro-Negros voltaram a sair vitoriosos, desta vez por 3-2.

Resultados recentes dos duelos diretos
Resultados recentes dos duelos diretosFlashscore

Nos últimos 23 confrontos, o Flamengo venceu dez vezes, o Palmeiras sete e registaram-se seis empates.

Os golos não têm sido problema para o Verdão na competição, já que marcaram 14 nos últimos seis jogos, concedendo apenas quatro. Em contraste, o Fla marcou seis e concedeu três.

De regresso a Lima e às memórias de Gabigol

Claro que, em finais, a forma recente costuma ser posta de lado, já que as equipas fazem tudo para levar o troféu para casa.

Em 2021, na última vez que estes dois gigantes brasileiros se encontraram na final da competição, foi o Palmeiras a conquistar o título, com uma vitória por 2-1. Isto depois de, no ano anterior, terem batido o Santos por 1-0 na final de 2020, o que significa que 2025 pode trazer um hat-trick recente de Libertadores para o clube orientado por Abel Ferreira.

A final deste sábado será, na verdade, a quarta do Flamengo desde que a competição passou a ter final única em 2019, tendo os cariocas vencido duas dessas finais (2-1 frente ao River Plate em 2019 - precisamente no Estádio Monumental, em Lima, palco da final deste ano - e 1-0 em 2022, contra o Athletico Paranaense).

A final de 2019 ficou especialmente marcada pelos dois golos de Gabigol, aos 89 e 90+2 minutos, que permitiram ao Flamengo dar a volta a uma desvantagem ao intervalo.

Flaco López e de Arrascaeta podem decidir o desfecho

O Flamengo mantém-se como a equipa com mais passes tentados nesta edição da competição (6 404) e com mais jogos sem sofrer golos (oito), pelo que se espera que a equipa de Filipe Luis faça tudo para manter a posse de bola o máximo possível.

Ao fazê-lo, limitará os remates do Palmeiras, algo ainda mais relevante tendo em conta que o Verdão lidera em golos marcados na competição (30), remates totais (195) e remates enquadrados (81). É também segundo na taxa de conversão de remates (20%).

Ambas as equipas contam ainda com um jogador capaz de definir o desfecho da partida.

Flaco López, do Palmeiras, soma sete golos, 34 remates e 14 remates enquadrados, enquanto Arrascaeta, do Flamengo, tem dois golos, 22 remates e 11 remates enquadrados; ambos são o melhor da equipa respetiva nestes indicadores.

Para o Fla, o primeiro quarto de hora é crucial, pois é nesse período que marcaram mais golos (quatro), enquanto o Verdão é mais letal nos 15 minutos antes do intervalo (nove golos); fase em que o Flamengo é mais vulnerável em termos de golos concedidos (dois).

Se o Palmeiras marcar primeiro na final, pode muito bem ficar tudo decidido, já que em nove jogos da competição em que esteve em vantagem, venceu sempre. Por outro lado, o Flamengo perdeu sempre que concedeu o primeiro golo.

Pedro e Leo Ortiz ficam de fora no Flamengo, e o jogo chega demasiado cedo para Paulinho, Lucas Evangelista e Figueiredo, do Palmeiras.

O vencedor irá defrontar o campeão da CONCACAF, Cruz Azul, na Taça Intercontinental da FIFA e garante também automaticamente a qualificação para o próximo Mundial de Clubes, agendado para 2029.

Jason Pettigrove
Jason PettigroveFlashscore