Mais

Libertadores: Racing desafia Flamengo pela vaga na final

Flamengo e Racing voltam a encontrar-se
Flamengo e Racing voltam a encontrar-seGILVAN DE SOUZA/FLAMENGO

Chegou a hora de Gustavo Costas tentar uma nova conquista heroica. Com muitas dificuldades pela frente, o Racing vai procurar nesta quarta-feira reverter a derrota contra o Flamengo e voltar a uma final da Libertadores pela primeira vez em quase seis décadas.

Siga o Racing - Flamengo com o Flashscore

Campeão pela primeira e única vez da Libertadores em 1967, quando um pequeno Costas entrava em campo nos braços dos jogadores como mascote, a Academia busca mais uma final quase um ano depois de levantar a Sul-Americana.

O clube argentino chega ao El Cilindro de Avellaneda com a necessidade de reverter a derrota agonizante que sofreu no Rio de Janeiro na semana passada, onde o Fla venceu por 1-0. Embora o Mengão de Filipe Luís merecesse ganhar por mais, o guarda-redes argentino Facundo Cambeses fez pelo menos três defesas decisivas que permitiram que a equipe continuasse de pé.

Costas, fervoroso adepto do Racing, convocou as claques para uma reunião em Avellaneda antes de reunir o plantel para o jogo que definirá o primeiro finalista e que será disputado na madrugada desta quinta-feira.

Todos juntos podemos realizar este sonho que tanto queremos”, disse num vídeo divulgado nas redes sociais.

Confiança em Maravilla

O vencedor do duelo enfrentará na final, em 29 de novembro, em Lima, o Palmeiras ou a LDU de Quito, que surpreendeu ao vencer por 3-0 o clube paulista na primeira mão, no Equador. A revanche entre brasileiros e equatorianos será disputada na quinta-feira, em São Paulo.

Costas, carismático técnico de 62 anos, campeão também em suas passagens pelo Peru, Equador, Colômbia e Paraguai, já se tinha encarregado de levantar o ânimo de sua equipa após a derrota no Maracanã.

“Eles (Flamengo) têm uma equipa excelente, têm um orçamento maior, têm muito mais coisas. Mas estamos mais vivos do que nunca e, em casa, vamos lutar pelo sonho de poder ir a Lima. (...) Vamos a Lima!”, garantiu.

Além de Cambeses, que substituiu o guarda-redes chileno Gabriel Arias, o Racing confia no atacante Adrián “Maravilla” Martínez, melhor marcador da prova com sete golos, mas com um desempenho discreto na primeira mão. Costas escolherá a equipa com pelo menos uma mudança em relação ao jogo do Rio devido à fratura na mandíbula do defesa Santiago Sosa.

Por uma nova final

O Flamengo, com três títulos no bolso, tornou-se habitual nas finais recentes da Libertadores, com vitórias em 2019 e 2022 e uma final perdida em 2021. É o que se espera de um dos elencos mais valiosos da América.

O Flamengo ainda joga no Brasileirão, onde está na vice-liderança, apenas um ponto atrás do líder Palmeiras, a nove jornadas do fim. No entanto, perdeu no sábado em sua visita ao penúltimo classificado, Fortaleza (1-0).

“Temos que esquecer a derrota rapidamente e corrigir os erros. Na quarta-feira temos o jogo mais importante da temporada até agora. Todos queremos estar em Lima”, disse Filipe Luís, de 40 anos, após a derrota.

O técnico terá que fazer pelo menos uma alteração, já que o atacante Pedro sofreu uma fratura no antebraço direito, enquanto o defesa Léo Ortiz está apto a voltar após sofrer uma contusão na vitória contra o Palmeiras.

A véspera do confronto foi marcada por um acidente no estado do Rio de Janeiro com um autocarro que transportava torcedores do Flamengo para Buenos Aires. Pelo menos 35 pessoas ficaram feridas, de acordo com o balanço oficial mais recente.