O São Paulo está contra a parede nos quartos de final da Libertadores contra a LDU de Quito, que já eliminou o Botafogo na fase anterior. Com as meias-finais à frente, será que a equipa conseguirá evitar o mesmo destino do Fogão?
Siga as incidências da partida
Os 2.850 metros acima do nível do mar de Quito complicaram a vida do São Paulo do técnico argentino Hernán Crespo na partida da 12.ª mão desta eliminatória, com uma derrota por 2-0. Felizmente para Crespo e os seus jogadores, a 2.ª mão será em casa, no estádio Morumbi.
“Se passarmos, será histórico, será épico, e não quero perder a oportunidade de viver algo histórico e épico. Vamos vencer, vamos vencer”, disse Crespo no fim de semana.
Nos oitavos de final, a altitude sufocou o Botafogo do italiano Davide Ancelotti, filho do técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti. O clube carioca ficou fora da competição ao perder por 2-0 na visita ao Equador, depois de ter vencido por 1-0 como anfitrião no Nilton Santos.
Derrotas consecutivas
No domingo, no Brasileirão, o São Paulo perdeu por 1-0 no Vila Belmiro para o Santos, um adversário que luta com unhas e dentes para evitar a descida. Para esse confronto, preservou peças-chave do plantel para a decisão contra a LDU na Libertadores.
Com esse resultado, os paulistas acumularam duas derrotas consecutivas pela primeira vez desde que Crespo voltou à equipa em meados de julho, após uma primeira passagem em 2021. O confronto desta quinta-feira decidirá o futuro de dois antigos campeões da Libertadores: o São Paulo venceu o torneio em 1992, 1993 e 2005, e a Liga de Quito em 2008.
O vencedor enfrentará nas meias-finais o Palmeiras de Abel Ferreira.
O Tricolor acompanha a evolução de uma das suas estrelas, Lucas Moura, que voltou aos treinos após passar por uma cirurgia devido a uma lesão recorrente no joelho direito. O regresso de Oscar também está próximo.
Confiança
Com a vantagem conquistada pelos golos de Bryan Ramírez e Michael Estrada na partida no Equador, a LDU encara com confiança o confronto decisivo.
“Vencer o São Paulo é sempre complicado, aqui ou lá (...), mas temos jogadores acostumados a esse tipo de partida”, comentou antes da viagem ao Brasil o técnico do emblema de Quito, o brasileiro Tiago Nunes.
No domingo, a Liga perdeu por 4-2 em casa no clássico contra a Universidad Católica. Assim como Crespo fez no São Paulo, Nunes deu descanso a grande parte dos seus titulares. Nesta quinta-feira, espera-se o regresso do defesa Richard Mina, após ter ficado de fora na semana passada por suspensão por cartão vermelho.