Na véspera da Taça Intercontinental, cuja final será disputada no dia 17 de dezembro pelo PSG e pelo Flamengo no Estádio Áhmad bin Ali, serão anunciados os melhores jogadores e treinadores de 2025 no Katara Hall, situado num complexo do hotel Fairmont. Antes disso, e através de vídeos publicados nos portais da FIFA e nas redes sociais, serão também revelados os prémios para a melhor adepta ou adepto, guarda-redes e golos, assim como o prémio Fair Play.
O jantar reunirá cerca de 800 convidados, incluindo o presidente da FIFA, membros do Conselho da FIFA, FIFA Legends, representantes de federações membro de todo o mundo e outros representantes locais e regionais, para além de outras personalidades do mundo do futebol.
Como foi a votação
Como sempre, os mais de 16 milhões de votos dos adeptos foram fundamentais para a escolha dos vencedores das diferentes categorias, que incluem os prémios The Best para a Jogadora, The Best para o Jogador, The Best para o Treinador de Futebol Feminino, The Best para o Treinador de Futebol Masculino, The Best para a Guarda-redes e The Best para o Guarda-redes.
Os vencedores foram decididos por um sistema que atribui o mesmo peso aos votos dos adeptos; capitães e treinadores atuais das seleções nacionais masculinas e femininas; e representantes da imprensa.
Os adeptos votaram ainda nas categorias The Best para o XI feminino da FIFA e The Best para o XI masculino.
Da mesma forma, os votos dos adeptos e de um painel composto por lendas do futebol tiveram igual peso na escolha dos vencedores do Prémio Marta da FIFA e do Prémio Puskás da FIFA (atribuído ao melhor golo tanto no futebol feminino como no masculino). Os adeptos foram os únicos a decidir o vencedor do Prémio para a Aficionada ou Adepto da FIFA, enquanto um painel de especialistas escolheu o vencedor do Prémio Fair Play da FIFA.
Candidatos
São 11 os futebolistas que concorrem para suceder a Vinícius como Melhor Jogador. Entre eles, Lamine Yamal e Pedri, mas também Dembélé, Hakimi, Mbappé, Kane, Nuno Mendes, Palmer, Raphinha, Salah e Vitinha.
No que diz respeito à categoria feminina, Aitana Bonmatí, que recentemente conquistou o seu terceiro Ballon d'Or, volta a estar entre as favoritas. As suas rivais são as também espanholas Alexia Putellas, Mariona Caldentey, Patri Guijarro e Claudia Pina, para além de Sandy Baltimore, Nathalie Bjorn, Lucy Bronze, Temwa Chawinga, Kadidiatou Diani, Melchie Dumornay, Lindsey Heaps, Lauren James, Chloe Kelly, Ewa Pajor, Alessia Russo e Leah Williamson.
Roberto Martínez, selecionador de Portugal está entre os candidatos a melhor treinador do ano.
