Mais

Taça dos Países Baixos: As águias vão realizar os seus sonhos ou o AZ vai voltar a reinar?

O capitão do AZ, Bruno Martins Indi, e o capitão do Go Ahead Eagles, Mats Deijl, posam com o troféu KNVB Beker
O capitão do AZ, Bruno Martins Indi, e o capitão do Go Ahead Eagles, Mats Deijl, posam com o troféu KNVB BekerČTK / imago sportfotodienst / IMAGO
O futebol das Taças é mágico, todos o sabemos. Os contos de fadas fazem e desfazem as melhores histórias de futebol, e o romance pode voltar a reinar na noite de segunda-feira.

Segunda-feira de feriado, ou como lhe chamamos nos Países Baixos: Segunda-feira de Páscoa. Um dia que promete ser uma segunda-feira de Páscoa algo nublada e medíocre, mas que não é desculpa para não se deliciar com a magia das taças à moda antiga.

Após sete rondas de taças de futebol, incluindo duas rondas de qualificação para equipas amadoras, a espetacular conclusão da Taça neerlandesa (17:00) será disputada no tradicional campo de batalha do Stadion Feijenoord, mais conhecido por De Kuip, em Roterdão.

O Holdertbeker, apelidado de
O Holdertbeker, apelidado de Pro Shots Photo Agency / ddp USA / Profimedia

Mas antes de mergulharmos na história da final, vamos relembrar a maravilhosa e selvagem campanha que nos levou a este momento igualmente maravilhoso.

O caminho para Roterdão

Quando muitos jogadores ainda estavam de férias depois do Euro-2024 ou a iniciar a pré-temporada, os amadores sortudos dos Países Baixos tiveram de prestar muita atenção ao sorteio da primeira ronda das eliminatórias do KNVB Beker, a 17 de julho.

O sorteio resultou em confrontos preliminares entre alguns belos nomes. O Quick contra o UNA, o Hollandia contra o UDI'19, o TEC-URK, o GOES contra o Hercules e o SV Poortugaal contra o ONS Sneek. A segunda fase de qualificação, que teve lugar no final de setembro, envolveu as maiores equipas amadoras e viu também alguns contos de fadas tornarem-se realidade.

O Kolping Boys de Oudorp e o FC Winterswijk qualificaram-se para o sorteio principal do torneio pela primeira vez na história, o FC Rijnvogels completou um quinteto único de clubes amadores do município de Katwijk que se apuraram para os oitavos de final e o USV Hercules, que sonhava com a edição de 2023/24, chegou ao seu terceiro sorteio consecutivo, com um golo aos 123 minutos.

Como os clubes que participaram na Europa ficaram isentos de jogar a primeira ronda, 58 equipas lutaram para chegar aos 32 avos-de-final. 14 equipas amadoras foram confrontadas com clubes profissionais e cinco delas sobreviveram. O VV Noordwijk derrotou o FC Dordrecht com golos aos 86 e 88 minutos, o BVV Barendrecht eliminou o NAC Breda da Eredivisie com um golo aos 94 minutos, o Quick Boys de Katwijk derrotou com confiança o Almere City da Eredivisie por 3-0, o Rijnsburgse Boys de Katwijk derrotou o Roda JC por 3-1 e o Koninklijke HFC eliminou o FC Emmen com uma vitória em casa por 1-0.

As seis equipas que participaram na Europa - PSV, Feyenoord, Ajax, AZ, Go Ahead Eagles e FC Twente - entraram no torneio na segunda ronda. As Águias (penalidades contra o Sparta), o Feyenoord (vitória por 2-1 após 1-0 contra o MVV Maastricht) e o Twente (vitória fora por 3-2 contra o VV Katwijk) sobreviveram depois de terem estado perto da eliminação, mas três equipas profissionais não tiveram a mesma sorte: O Quick Boys, do terceiro escalão, continuou a sua história ao eliminar o Fortuna Sittard com uma vitória por 3-1, o vizinho Noordwijk (quarto escalão) eliminou o Willem II com uma vitória por 2-1 e o Rijnsburgse Boys derrotou o FC Volendam por 2-0.

Robin van Persie, ídolo da Premier League e treinador do Heerenveen, foi claro sobre se queria ou não enfrentar o Quick Boys nos oitavos de final: "Espero que não".

As suas preces não foram ouvidas e a sua equipa foi eliminada por ninguém menos do que o Quick Boys, que derrotou o seu terceiro adversário da Eredivisie com uma vitória por 3-2 após o prolongamento. O Rijnsburgse Boys não teve a mesma sorte, pois perdeu por 4-1 para o atual campeão Feyenoord, mas o Noordwijk se juntou ao Quick Boys nas quartas-de-final após uma vitória por 1 a 0 sobre o BVV Barendrecht.

Enquanto isso, o Ajax também foi eliminado pelo AZ, que venceu o clube de Amesterdão pela segunda vez em cerca de um mês, e o PSV esteve muito perto da eliminação, mas sobreviveu a um emocionante 5 a 4 contra o Excelsior. O Go Ahead Eagles deu a volta a uma desvantagem de 1-0 e derrotou o FC Twente por 3-1, alcançando assim os seus quartos de final pela quarta vez nos últimos 40 anos.

Os contos de fadas amadores chegaram ao fim, com o Quick Boys e o Noordwijk a serem eliminados pelo AZ e pelo Go Ahead Eagles, respetivamente, enquanto o PSV continuou a ser a única equipa do tradicional top-3 a chegar às meias-finais, ao vencer o Feyenoord por 2-0. O Heracles Almelo derrotou o FC Utrecht para se tornar o quarto e último semi-finalista.

Estamos todos a par. Então, quem são os autores do mais recente capítulo do livro de contos de fadas do KNVB Beker?

Os guerreiros

Na 107.ª edição do KNVB Beker e na 106.ª final do KNVB Beker, o AZ ou o Go Ahead Eagles conquistarão o troféu carinhosamente chamado de "Pinecone". Para o AZ, poderá ser a quinta vez na história do clube e a segunda nos últimos 43 anos. Para o Go Ahead Eagles, no entanto, pode ser o primeiro grande troféu em quase 100 anos.

AZ

A oitava final de taça da história do clube quase teve de ser adiada pelo menos um ano, quando o Heracles Almelo dificultou a vida do AZ, mas os tetracampeões garantiram a vaga na grande final após vencerem uma dramática disputa de pênaltis por 4 a 3.

O AZ vai querer pôr fim a uma série de derrotas em finais do KNVB Beker, depois de duas derrotas consecutivas. Na final da Taça KNVB de 2016/17, o Vitesse, agora despromovido, conquistou o seu primeiro grande troféu na história do clube ao vencer o AZ por 2-0, graças a dois golos do antigo avançado do Norwich City, Ricky van Wolfswinkel. Um ano mais tarde, o Feyenoord derrotou a equipa de Alkmaar por 3-0, com golos de Nicolai Jorgensen, Jens Toornstra e do atual treinador do Feyenoord, Robin van Persie.

O AZ venceu o KNVB Beker em 2013 ao bater o PSV por 2-1
O AZ venceu o KNVB Beker em 2013 ao bater o PSV por 2-1OLAF KRAAK / ANP / AFP / Profimedia

Os 12 anos de seca de troféus podem ser uma surpresa, uma vez que o AZ se manteve sempre competitivo, mas são muito insignificantes quando comparados com a história dos seus adversários.

As águias

Fundado em 1902 com o nome de Be Quick, o Go Ahead Eagles teve sucesso inicial ao vencer o campeonato nacional quatro vezes entre 1917 e 1933. No entanto, o clube só ganhou campeonatos regionais e não conseguiu chegar ao escalão mais alto do futebol holandês quando o sistema da liga se tornou profissional, em 1954.

O clube chegou à Eredivisie em 1964 e chegou à primeira final da Taça dos Países Baixos no ano seguinte, mas perdeu por 1-0 para o Feyenoord, num jogo que os jogadores da equipa do Go Ahead Eagles ainda dizem que deviam ter ganho, uma vez que a bola saiu fora de jogo antes do único golo do Feyenoord. " Perde-se por causa de uma decisão que não faz parte do jogo", disse o guarda-redes Nico van Zoghel, 81 anos, à NOS durante o Studio Voetbal.

A chegada à final valeu ao Go Ahead um lugar na Taça dos Vencedores das Taças - a sua primeira aventura europeia. Um ano antes da sua famosa vitória na Taça Europa, o Celtic empatou com o Go Ahead na primeira ronda e eliminou os pequenos holandeses com uma vitória por 7-0 no agregado.

O clube permaneceu na Eredivisie até 1987, altura em que o emblemático estádio Adelaarshorst se transformou na Eerste Divisie. O clube permaneceu no segundo escalão até 2013, após o que foi promovido mais duas vezes, a última das quais em 2021.

A casa icónica das Águias: o Adelaarshorst
A casa icónica das Águias: o AdelaarshorstOrange Pictures, Orange Pics BV / Alamy / Profimedia

Seguiu-se um percurso impressionante, com os 13.º, 11.º e 9.º lugares nas três primeiras épocas de regresso ao escalão mais alto do futebol neerlandês. A campanha de 2023/24, em especial, impressionou muita gente e acabaria por proporcionar ao Go Ahead Eagles a segunda aventura europeia de sempre. No entanto, o SK Brann, da Noruega, eliminou o Go Ahead Eagles na segunda ronda de qualificação da Liga da Conferência, após uma vitória por 2-1 na Noruega.

O Go Ahead Eagles roubou o coração de muitos entusiastas do futebol nos Paísess Baixos. O que inicialmente parecia ser uma equipa impressionante sob o comando de René Hake, que deixou o clube para se tornar assistente de Erik ten Hag no Manchester United, transformou-se num monstro criativo sob o comando de Paul Simonis. Mesmo depois de perderem a estrela do ataque Oliver Edvardsen para o Ajax em janeiro, as Águias impressionaram muito com estrelas nórdicas como Oliver Antman, que lidera a Eredivisie em assistências com 14, Victor Edvardsen e Jakob Breum.

Com o seu último grande troféu datado de 1933, o Go Ahead Eagles está pronto para tornar os seus sonhos realidade. Um espetacular último treino público antes da final da Taça viu os adeptos comparecerem em grande número e mostrarem o seu apoio à primeira final da Taça em 60 anos.

O palco está montado. Será que o AZ vai conquistar o seu quinto título, ou será que o Go Ahead Eagles vai fazer história com a sua primeira vitória na Taça?

Siga a final da Taça dos Países Baixos em direto com o Flashscore