Taça dos Países Baixos: PSV apura-se para as meias-finais, detentores Go Ahead Eagles eliminados

Jeff Hardeveld, do Telstar, celebra o golo do 2-1 frente ao Go Ahead Eagles
Jeff Hardeveld, do Telstar, celebra o golo do 2-1 frente ao Go Ahead EaglesČTK / imago sportfotodienst / Broer van den Boom

Os quartos de final da Taça dos Países Baixos já ficaram para trás. Com os quatro semifinalistas definidos, o Flashscore faz-lhe o resumo de todos os quartos de final.

PSV 4-1 Heerenveen

O atual campeão da Eredivisie, o PSV, garantiu sem dificuldades o apuramento para as meias-finais, ao vencer o Heerenveen por 4-1 em Eindhoven.

O extremo americano-bósnio Esmir Bajraktarevic colocou a equipa da casa na frente com dois golos ainda na primeira parte, antes de Ivan Perisic e Paul Wanner aumentarem a vantagem do PSV para 4-0 ainda antes da hora de jogo.

Bajraktarevic desperdiçou uma oportunidade de ouro para completar o hat-trick ao falhar uma grande penalidade aos 68 minutos e viu o Heerenveen reduzir a desvantagem para três golos, depois de Luca Oyen marcar o único golo dos visitantes aos 77 minutos.

NEC 1-0 FC Volendam

Num jogo animado, o NEC continuou a sua época de sonho ao garantir um lugar nas meias-finais da Taça, pela segunda vez desde 2014.

A primeira parte foi equilibrada, com o Volendam a dispor das melhores oportunidades, enquanto os anfitriões não conseguiram causar impacto. Aurelio Oehlers esteve perto de dar vantagem ao Volendam, mas Jasper Cillessen impediu o golo.

O NEC reagiu na segunda parte e mostrou maior capacidade ofensiva, mas só conseguiu marcar aos 75 minutos, quando Sami Ouaissa apontou um golo algo confuso que garantiu a passagem da formação de Nijmegen às meias-finais.

Telstar 2-1 Go Ahead Eagles

Os detentores da Taça dos Países Baixos, Go Ahead Eagles, foram eliminados da competição pelo Telstar, que alcançou as meias-finais da Taça pela primeira vez desde 1992, ao vencer os Eagles por 2-1 em Velsen-Zuid.

Soufiane Hetli inaugurou o marcador mesmo antes do intervalo, com um remate acrobático que bateu o herói da Taça Jari De Busser.

Os anfitriões, muito oportunistas no ataque, foram apanhados em contrapé pela defesa, permitindo aos Eagles empatar a partida aos 52 minutos, graças ao lateral-direito Alfons Sampsted, que recuperou rapidamente de uma lesão para finalizar uma oportunidade criada por Victor Edvardsen.

Pouco depois, o Telstar beneficiou de uma grande penalidade, depois de o árbitro Rob Dieperink assinalar mão na área. O defesa Jeff Hardeveld bateu De Busser, que tinha defendido os três penáltis do Heracles Almelo nos oitavos de final, colocando os anfitriões novamente em vantagem, com meia hora por jogar.

Os Eagles ainda tentaram reagir, mas não conseguiram evitar uma autêntica surpresa da Taça. O BUKO Stadion explodiu de alegria ao soar o apito final, com o Telstar a garantir apenas a sua segunda presença de sempre nas meias-finais da Taça.

AZ Alkmaar 2-1 Twente

O AZ precisou de 120 minutos para garantir a presença nas meias-finais, depois de resistir a um FC Twente muito ofensivo, que registou um xG superior a 4.00.