Mais

Christian Pulisic defende-se das críticas sobre a sua ausência na Gold Cup

Christian Pulisic não vai jogar pelos EUA na Gold Cup
Christian Pulisic não vai jogar pelos EUA na Gold CupJayne Kamin-Oncea / Imagn Images
Christian Pulisic, capitão e estrela da seleção dos Estados Unidos da América, respondeu às críticas de antigos jogadores sobre a sua decisão de não disputar a Gold Cup da CONCACAF, que começa este fim de semana no seu país.

O torneio é o último para a equipa de Mauricio Pochettino antes de receber o Mundial-2026, juntamente com o México e o Canadá.

Apesar de os Estados Unidos irem para o Campeonato do Mundo com pouca experiência competitiva, tendo ficado isentos da qualificação, Pulisic optou por fazer uma pausa para recuperar fisicamente da sua época no AC Milan.

O jogador de 26 anos não integrou a equipa nos recentes amigáveis contra a Turquia e a Suíça, que terminaram com derrotas por 2-1 e 4-0, nem na Gold Cup, que decorre de 14 de junho a 6 de julho.

Ex-atletas da seleção americana, como Landon Donovan, criticaram a ausência do chamado "Capitão América", chegando a comparar o seu caso ao do português Cristiano Ronaldo, que disputou a Liga das Nações Europeias aos 40 anos.

"Podem falar do meu desempenho, mas questionar o meu compromisso, especialmente com a seleção nacional? Na minha opinião, isso é despropositado", disse Pulisic numa entrevista a um podcast da CBS Sports.

Os números de Pulisic
Os números de PulisicFlashscore

"É difícil porque eu admirava esses jogadores quando era miúdo. Alguns deles eram os meus ídolos e respeito-os muito como futebolistas", acrescentou.

Pulisic, que disputou 120 jogos pelo clube e pelo país nas duas últimas épocas, disse que a pausa lhe permitirá recuperar fisicamente antes do grande desafio do Mundial-2026.

"É uma pena para mim. Quero sempre fazer parte da equipa. Mas, para ser honesto, na segunda metade e no final da época, o meu corpo começou a dar-me sinais", explicou. "Comecei a pensar no que seria melhor para mim para o próximo ano e para o Campeonato do Mundo", disse.

Pochettino também não poderá contar com outros líderes da equipa, como McKennie e Musah, devido a lesões ou à participação simultânea no Mundial de Clubes, que também arranca no sábado nos Estados Unidos.