Recorde as incidências da partida

O Japão terminou na liderança com nove pontos após três vitórias, enquanto as americanas ficaram em segundo lugar com seis pontos. A Austrália fechou a classificação sem nenhum ponto.
A equipa dos EUA tinha conquistado cinco títulos consecutivos nesta competição e um total de sete em nove desde a edição inaugural em 2016. As outras duas coroas foram para França (2017) e Inglaterra (2019).
As asiáticos aumentaram o seu palmarés com uma vitória prestigiante sobre os poderosos EUA e os seus adeptos no Snapdragon Stadium em San Diego, Califórnia.
A equipa japonesa, que precisava apenas de um empate para conquistar o troféu, marcou o primeiro golo com apenas 93 segundos no relógio, com um grande remate individual de Yuka Momiki na área.

A equipa da casa respondeu aos 25 minutos, com o golo de Ally Sentnor, após um passe perfeito de Catarina Macário, mas as atuais campeãs olímpicas não conseguiram voltar a marcar e sentiram a falta do seu trio de ataque, formado por Trinity Rodman, Sophia Wilson e Mallory Swanson.
A vitória foi selada aos 45+5 minutos do segundo tempo, quando Toko Koga aproveitou a recarga de uma cobrança de falta de Jane Campbell.
O Japão, que disputou a sua quinta Taça Shebelieves, vingou-se das americanas pela recente eliminação nos quartos de final dos Jogos de Paris-2024.
