Youth League: As reações do Sporting ao triunfo diante do Puskás Akadémia (1-2)

João Gião, treinador do Sporting
João Gião, treinador do SportingSporting CP

Com mais um jogador de campo e com os penáltis a parecerem uma realidade, o Sporting conseguiu eliminar o Puskás Akadémia com um golo já para lá dos 90'.

Recorde as incidências da partida

"Uma primeira parte em que o adversário foi ligeiramente superior a nós. Tivemos dificuldade em encaixar na pressão nos primeiros 20 minutos, demos muita bola ao Puskás Akadémia FC, que tem jogadores com qualidade. Conseguiram empurrar-nos para trás sem criar grande perigo, mas com o conforto de ter bola. Equilibrámos e o jogo ficou mais dividido. O resultado ao intervalo ajusta-se porque não me lembro de oportunidades para qualquer equipa. O campo estava pesado, com alguns erros técnicos forçados pelo relvado", começou a dizer João Gião, treinador do Sporting.

"Ajustámos na segunda parte, que foi conseguida. Nem sempre inspirada, mas com o domínio quase total do jogo. Chegámos ao 0-1, tivemos o segundo para fazer e eles empatam num contra-ataque numa altura em que não mereciam. Não acusámos, mentalmente, o golo e acreditámos sempre. Continuámos a ir para cima, a criar oportunidades e fortes na bola parada. Depois, chegámos justamente à vantagem. Quem veio do banco estava muito ligado, foi muito importante. Vitória difícil, mas merecida", explicou.

Sobre as duas alterações feitas depois dos 90', mas antes do segundo golo verde e branco, o treinador foi claro: "Colocámos o Ivanildo Mendes porque íamos ter mais cruzamento e é ele que aparece para desviar antes do Miguel Almeida fazer o golo. Depois, o Alexandre Tverdohlebov é um guarda-redes que nos dá garantias nos penáltis e era para precaver essa situação".

Por fim, João Gião lançou o que resta da UEFA Youth League, competição que vai ser encarada "jogo a jogo": "Queremos ganhar o próximo. É só uma mão, há 90 minutos e sem prolongamento. Muitos nomes sonantes já foram eliminados e podem acontecer surpresas. Estamos focados na próxima eliminatória, que queremos ganhar, e em dar espaço a estes jogadores, que podem continuar a evoluir numa competição muito interessante. E representar, sempre de forma digna, o Sporting. É a nossa obrigação".

Miguel Almeida, autor do golo da vitória, também reagiu. "Sabíamos da qualidade do adversário, mas acreditámos e trabalhámos sempre até ao fim. Em equipa, chegámos ao resultado que queríamos e passámos a eliminatória", começou por dizer, revelando depois o que sentiu ao apontar o tento aos 90+4'.

"Foi um sentimento muito bom. Foi o meu primeiro golo na UEFA Youth League e estou muito contente, mas o principal objectivo era a passagem. Quem ganha é a equipa", lembrou.

Leia a crónica do Flashscore