Apesar de se tratar apenas de um empréstimo, Votikova é a primeira jogadora checa na história do clube e apenas a quarta checa a representar o Arsenal, depois de Tomas Rosicky, Petr Cech e Michal Papadopulos. Além disso, após a saída de Katerina Svitkova do Chelsea, é atualmente a única jogadora checa na WSL.
No entanto, se acompanha o futebol feminino há algum tempo, o nome Votikova não lhe será estranho. A internacional checa, de 29 anos, já representou o Paris Saint-Germain, com quem disputou a Liga dos Campeões, e o Tottenham Hotspur, o maior rival do seu novo clube.
A sua estreia na liga ficou certamente na memória não só dos adeptos do Tottenham, mas também dos adeptos do Arsenal. Votikova fez a sua estreia na WSL no dérbi do Norte de Londres, a 16 de dezembro de 2023.
O Spurs venceu por 1-0, e continua a ser o único jogo que a equipa feminina do Tottenham venceu frente ao Arsenal até hoje. Votikova defendeu remates de avançadas como Alessia Russo e Vivianne Miedema e foi eleita Jogadora do Jogo.
Apesar do início muito promissor, as lesões impediram-na de alcançar maior sucesso na principal liga feminina europeia, pelo que regressou ao Slavia Praga, onde já tinha tido as primeiras experiências na Liga dos Campeões e conquistado quatro títulos.
Na época 2024/25, substituiu a saída de Olivie Lukasova, que assinou pela Roma, assumindo o papel de guarda-redes principal do clube de Praga e ajudando a equipa a conquistar o campeonato e a taça.
Com quase meio milhão de seguidores, Votikova é a futebolista checa em atividade com mais seguidores de sempre. Tem mais seguidores no Instagram do que, por exemplo, Patrik Schick ou Pavel Sulc.
Mesmo quem não acompanha o futebol feminino conhece o seu nome. Porquê? Para além do futebol, Votikova faz vídeos no YouTube há quase 10 anos, onde se tornou conhecida pelos seus sketches humorísticos e vlogs do dia a dia.
Agora, esta guarda-redes já com alguma experiência tem um novo desafio pela frente. Pelo menos até ao verão, vai vestir a camisola das atuais campeãs da Liga dos Campeões e recém-coroada campeã mundial.
O Arsenal tem tido dificuldades com a condição física das suas guarda-redes há algum tempo. Daphne van Domselaar está lesionada desde novembro, Manuela Zinsberger sofreu uma rotura do ligamento cruzado anterior e Anneke Borbe lesionou-se na final da Taça dos Campeões. A estreia de Votikova com a camisola das Gunners pode acontecer a qualquer momento.
