Europeu de futsal: França-Ucrânia e Arménia-Croácia nos quartos de final

França vai defrontar a Ucrânia
França vai defrontar a UcrâniaWALID KHAROUNI / Sipa Press / Profimedia

França, Croácia e Ucrânia confirmaram esta quarta-feira o favoritismo e juntaram-se às já qualificadas Arménia e Portugal nos quartos de final do Campeonato da Europa de futsal, na derradeira jornada da fase de grupos.

À entrada para a ronda decisiva, o Grupo A era o mais equilibrado entre os quatro da competição, mas os franceses e os croatas poucas hipóteses deram a Geórgia e Letónia, respetivamente, com dois triunfos que asseguraram essa qualificação.

Na Zalgirio Arena, na cidade lituana Kaunas, só a vitória interessava à França para terminar na liderança e obteve um 3-1 perante a seleção georgiana, materializada com o autogolo de Vakhtang Kekelia (três minutos) e golos de Souheil Mouhoudine (18) e Abdessamad Mohamed (38), face ao único tento de Nikoloz Gabrichidze (33).

Já na Arena Riga, na Letónia, os anfitriões terminaram eliminados após a surpresa na ronda inaugural, ao voltar a perder, desta feita com a Croácia, por 4-1, apesar do golo de Edgars Tarakanovs (cinco) ter colocado os letões à frente do resultado.

No entanto, a Croácia deu a volta, por intermédio de Josip Jurlina (20), Luka Peric (25), Lima (31) e David Mataja (36), ultrapassando o adversário rumo aos quartos.

Desta feita, seguem para a fase a eliminar a França, que conclui com sete pontos, e a Croácia, que totaliza cinco, em contraste com a Letónia, com três, e a Geórgia, com apenas um, juntando-se ambas à Polónia no lote das seleções já eliminadas.

O Grupo B, que tinha a surpreendente Arménia qualificada de maneira precoce na primeira posição, também não reservou mais novidades, pois a favorita Ucrânia não cedeu perante a República Checa, com um 5-3 que lhe manteve o segundo posto.

Ihor Cherniavskyi (15), Yevhenii Zhuk (16), Danyil Abakshyn (23 e 28) e Nazar Shved (36) apontaram os golos ucranianos, enquanto os golos de Pavel Drozd (30), Adam Knobloch (36) e Radim Záruba (39) não foram suficientes para a República Checa.

A Arménia entrou em campo já com a liderança na mão e permitiu dessa maneira a recuperação da anfitriã Lituânia, que esteve a perder por 3-1 e ainda resgatou a igualdade 3-3, já após os arménios terem desperdiçado uma grande penalidade.

Denis Nevedrov (03), um autogolo de Deividas Reimaris (19) e Vladimir Sanosyan (30) marcaram para a Arménia, com a Lituânia a empatar por intermédio do bis de Edgaras Baranauskas (25 e 34) e Gytis Vasylius (37), ainda assim insuficiente.

Contas feitas, a Arménia sentenciou a liderança com sete pontos em três duelos, sendo acompanhada pela Ucrânia, com seis, na próxima fase do torneio. Lituânia, com dois, e República Checa, com um, abandonam já a prova.

O emparelhamento total dos quartos de final será conhecido na quinta-feira, mas Portugal, bicampeão europeu em título, já reservou lugar como primeiro colocado do Grupo D, defrontando o conjunto que termine na segunda posição do Grupo C.

Já garantidos, no sábado, estão os duelos França-Ucrânia, às 15:00 (16:00 locais), na Arena Riga, e Arménia-Croácia, a partir das 19:00 (20:00), na Zalgirio Arena.