Mais

Geração de Ouro da Roménia despede-se com uma vitória (3-2) sobre as Estrelas do Mundo orientadas por Mourinho

Gheorghe Hagi foi uma das estrelas da Roménia
Gheorghe Hagi foi uma das estrelas da RoméniaProfimedia
Os mais de 50 000 adeptos presentes na Arena Nacional assistiram a um espetáculo, com muitos deles a recordarem o desempenho espetacular da seleção romena no Campeonato do Mundo de 1994, onde a Geração de Ouro parou nos quartos de final. Com o famoso José Mourinho no banco, as Estrelas do Mundo lideravam ao intervalo por 1-2, mas a equipa tricolor recuperou na segunda parte graças a alguns momentos de génio de Gheorghe Hagi.

Aos 5 minutos da partida, o jogo foi interrompido para um minuto de silêncio em homenagem a Daniel "Didi" Prodan, um dos principais membros da Geração de Ouro no Mundial-1994, que morreu em 16 de novembro de 2016. Os adeptos presentes na Arena Națională entoaram o nome de Didi Prodan e exibiram uma coreografia especial para o falecido jogador.

O momento estava marcado para o terceiro minuto do jogo, o número que Didi Prodan usava na camisola da sua equipa nacional.

Depois de o árbitro Crăciunescu ter reiniciado o jogo, Gheorghe Hagi foi o primeiro Tricolor a desafiar o guarda-redes Dida, enquanto no meio-campo adversário Rivaldo também tentou surpreender Prunea. Florin Prunea fez uma boa defesa a um remate de Candela, enquanto Hagi voltou a negar o golo ao brasileiro Dida com um remate de longa distância.

Após um quarto de hora de jogo, a partida foi interrompida para uma pausa para hidratação.

Aos 18 minutos, Nuno Gomes marcou para os World Legends, mas o golo foi anulado por posição de fora de jogo. O antigo  avançado português pediu a intervenção do VAR, e o árbitro Crăciunescu acedeu e foi até à beira do campo para rever a fase. O VAR confirmou que o golo deveria ser anulado.

O jogo rapidamente mudou para a outra baliza, onde Viorel Moldovan foi negado por Dida quando a equipa tricolor ganhou um pontapé de canto. Karagounis, campeão europeu com a Grécia em 2004, acertou no travessão de Prunea.

Na fase seguinte, as Estrelas do Mundo abriram o marcador por intermédio de Rivaldo, que bateu Prunea com um remate da entrada da área.

Os tricolores responderam através de Sabău, cujo cruzamento perigoso para a boca da baliza que foi bloqueado pelo guarda-redes Dida, que mergulhou entre as traves. Num ambiente de festa na Arena Nacional, Goran Pandev, o antigo avançado da Macedónia do Norte, marcou para fazer o 2-0.

Hagi teve um momento de magia e enviou um bom cruzamento para Adrian Ilie, cujo cabeceamento foi salvo no canto por Dida. Numa situação de um contra um com Dida, Hagi foi novamente travado pelo guarda-redes brasileiro. O remate de Basarab Panduru também foi bloqueado, apenas para o antigo médio marcar soberbamente de fora da área na segunda tentativa de reduzir a desvantagem a partir do passe de Gică Hagi.

Na segunda parte, o argentino Saviola, antigo avançado do Barcelona e Benfica, foi bloqueado por Bogdan Stelea. O guarda-redes fez depois uma dupla defesa a um remate do búlgaro Hristo Stoichkov.

Os tricolores foram premiados com um penálti depois de o Sebastien Frey derrubar Jean Vlădoiu. Gheorghe Hagi, de volta ao campo, empatou para a Geração de Ouro de 11 metros.

Goran Pandev tentou um remate por cima de Stelea, mas a bola passou por cima da trave.

Uma excelente jogada orquestrada pelos tricolores, com Hagi em primeiro plano, levou ao golo do 3-2, com a Geração de Ouro a assumir a liderança pela primeira vez na partida. O Rei encontrou Dorinel Munteanu com um passe longo e este último cruzou na perfeição para a área para o cabeceamento de Costel Gâlcă colocar a bola na baliza.

Os tricolores aguentaram até ao fim, com o grego Karagounis a ter mais oportunidades para o adversário.

Plantel da Geração de Ouro:

Guarda-redes: Florin Prunea, Bogdan Stelea, Ștefan Preda

Defesas: Gheorghe Popescu, Iulian Filipescu, Miodrag Belodedici, Dan Petrescu, Tibor Selymes, Gheorghe Mihali, Corneliu Papură, Răzvan Prodan

Médios: Gheorghe Hagi, Dorinel Munteanu, Constantin Gâlcă, Basarab Panduru, Ioan Ovidiu Sabău, Ovidiu Stângă, Ionuț Lupescu

Avançados: Ilie Dumitrescu, Florin Răducioiu, Marius Lăcătuș, Ion Vlădoiu, Viorel Moldovan, Adrian Ilie, Marian Ivan

Treinadores: Anghel Iordanescu, Gabi Balint

A equipa das lendas:

Guarda-redes: Dida, Sebastien Frey

Defesas: Christian Panucci, Levan Kobiashvili, José Edmílson Gomes de Moraes, Maicon Douglas Sisenando, Vincent Candela, Fernando Couto, Juanito Gutiérrez, Paul Bodin, Miroslav Djukic, Christian Zaccardo

Médios: Rivaldo, Christian Karembeu, Jari Litmanen, Gökhan Inler, Giorgos Karagounis, Marcos Senna

Avançados: Hristo Stoichkov, Goran Pandev, Giovanni Silva de Oliveira, Javier Saviola, Nuno Gomes

Treinador: José Mourinho