Golfe: Korda desafia os elementos e lidera o Tournament of Champions interrompido pelo mau tempo

Nelly Korda assinou uma volta de 64 pancadas, oito abaixo do par, sob chuva fria e vento
Nelly Korda assinou uma volta de 64 pancadas, oito abaixo do par, sob chuva fria e ventoJULIO AGUILAR / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

Nelly Korda superou condições extremamente adversas para assinar um cartão de 64 pancadas, oito abaixo do par, e assumir uma vantagem de três pancadas na terceira jornada do LPGA Tournament of Champions, que foi interrompida pelo mau tempo este sábado, na abertura da época.

Korda somou sete birdies, um eagle e apenas um bogey, enfrentando frio e vento, para terminar as 54 pancadas com um total de 203, treze abaixo do par, no Lake Nona Country Club, em Orlando, Flórida.

"Vai lançar-te tudo, todos estão no mesmo barco e tens mesmo de te concentrar nos teus alvos", afirmou Korda.

A norte-americana, de 27 anos, não vence desde que conquistou o LPGA Annika em novembro de 2024, o último dos seus sete triunfos no LPGA em 2024. Em 2025, conseguiu nove presenças no top-10, mas sem vitórias.

O vento começou a empurrar os putts para fora do green no buraco 17, de par 3, e o jogo foi interrompido para o dia, com seis jogadoras ainda em campo.

A sul-coreana Amy Yang seguia na segunda posição, com dez abaixo do par, depois de birdies nos buracos 13, 15 e 16, estando três abaixo na jornada com dois buracos por jogar.

O vento empurrou um putt de 18 pés da sul-coreana Hwang You-min para fora do green no 17, mesmo antes da buzina interromper o jogo, com ela a partilhar o terceiro lugar, com oito abaixo do par, juntamente com a neozelandesa Lydia Ko.

Co-líder após 36 buracos, Ko fez bogey no 12.º e duplo bogey no 13.º, de par 3, caindo na classificação antes de embocar do bunker para birdie no 14.º.

A campeã olímpica de Tóquio, Korda, vencedora de dois majors, e as suas adversárias enfrentaram ventos de 40 km/h, com rajadas ainda mais fortes.

"Foquei-me mesmo nos meus alvos, bati aquelas pancadas baixas contra o vento", explicou Korda, referindo que a descida da temperatura foi o maior desafio.

"Começou a descer já no buraco três" disse Korda, "Tinha algumas camadas de roupa, mas não se pode exagerar a jogar golfe, porque queremos mesmo balançar bem o taco."

Korda, que saiu 90 minutos antes das líderes e estava a três pancadas da frente, fez birdies consecutivos seguidos de um eagle no terceiro buraco.

"Comecei mesmo muito bem", afirmou Korda:"Fiz eagle no terceiro, por isso começar assim é sempre um bónus."

Fechou os primeiros nove buracos com dois birdies seguidos e somou ainda birdies no 12.º, 14.º e no 15.º, de par 5, antes de um bogey no ventoso 17.º.

"E do 15 até ao fim sabia que ia ser complicado, independentemente da hora a que se jogasse", disse Korda: "Fiquei contente por ultrapassar esses buracos."

A canadiana Brooke Henderson fez 66 e ocupa a quinta posição, com 209 pancadas.