Mais

Ryder Cup: Europa tem uma vantagem de 7 pontos sobre os Estados Unidos da América

Tyrell Hatton fez um putt decisivo no 16
Tyrell Hatton fez um putt decisivo no 16AFP
Os europeus estão noutro planeta. Em Roma, os foursomes da manhã aumentaram ainda mais a sua vantagem sobre a equipa dos EUA com três vitórias, incluindo uma histórica, contra apenas uma derrota. A Europa lidera por 9,5-2,5 pontos à entrada para os fourballs da tarde.

Foi apenas na 11.ª partida desta 44.ª Ryder Cup que os EUA conseguiram a sua primeira vitória do fim de semana. Max Homa, sem dúvida um dos poucos melhores representantes da sua equipa, assinou o chip vencedor no 16. Emparelhado com Brian Harman, o número 7 do mundo jogou um excelente quarteto contra o par Sepp Straka/ShaneLowry. Empatados após a primeira volta, ganharam os três primeiros buracos da volta.

Homa e Harman venceram Straka e Lowry por 4&2

Foi o suficiente para animar os actuais campeões, pois a manhã começou com uma partida que já entrou para a história do golfe. Viktor Hovland e Ludvig Aberg pulverizaram Scottie Scheffler e Brooks Koepka, nada mais nada menos que o número 1 do mundo e o último vencedor da USPGA. O par escandinavo ganhou... 9 dos 11 buracos jogados. Entre uma equipa em levitação e outra na cave, a diferença foi eloquente, mesmo com Aberg, que é profissional há apenas três meses e ainda não jogou um Major. O antigo recorde era de 7&6. Scheffler desfez-se em lágrimas depois desta goleada

Hovland e Aberg venceram Scheffler e Koepka por 9&7

Rory McIlroy e Tommy Fleetwood trouxeram um ponto na sua vez para os europeus. O primeiro jogo a começar, mas o terceiro a terminar, este quarteto quase chegou ao fim depois de o irlandês do norte e o inglês terem ganho os três primeiros buracos. Com 3 pontos de desvantagem no final da primeira volta, Justin Thomas e Jordan Spieth recuperaram a sua forma na volta. Mas apesar de terem ganho 4 buracos, não foi suficiente. Um putt magistral de "Wee-Mac" selou a vitória no 17.

Jon Rahm e Tyrell Hatton começaram muito bem o seu jogo contra Patrick Cantlay, que esteve excelente mais uma vez, e Xander Schauffele. O inglês esteve muito bem no putting e contribuiu com um 3up após 8 buracos, enquanto o espanhol brilhou com o seu chip. Do 12.º ao 14.º, os americanos recuperaram todo o terreno perdido, sugerindo uma segunda vitória e um empate na sessão da manhã. Infelizmente, no 16, Hatton fez um putt de retorno, enquanto Schauffele viu a bola flirtar com o buraco. No 17, Rahm esteve perto de fazer um hole-in-one. Forçado a acertar um putt de volta para ter alguma esperança de ganhar meio ponto, Schauffele falhou novamente o alvo.

Rahm e Hatton venceram Cantlay e Schauffele por 2&1