Golfe: Kim Si-woo lidera sobre Scheffler e o jovem Brown no American Express

Kim Si-woo lidera após 54 buracos no American Express do US PGA Tour em La Quinta, Califórnia
Kim Si-woo lidera após 54 buracos no American Express do US PGA Tour em La Quinta, CalifórniaORLANDO RAMIREZ / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

O sul-coreano Kim Si-woo vai ter o número um mundial Scottie Scheffler e o jovem prodígio Blades Brown no seu encalço, ao entrar na última ronda do American Express do US PGA Tour, em La Quinta, Califórnia, com uma vantagem de um golpe.

Kim assinou um cartão de 66 pancadas, seis abaixo do par, no sábado, assumindo a liderança com um total de 22 abaixo (194), enquanto Scheffler e Brown seguem logo atrás, com 195.

Brown, de 18 anos, continua a viver uma semana de sonho no golfe, depois de ter partilhado o 17.º lugar num torneio do Korn Ferry Tour nas Bahamas, na quarta-feira, antes de atravessar o país para competir no deserto da Califórnia.

Brown, que por pouco não conseguiu um 59 na sexta-feira, terminou a sua volta com três birdies consecutivos, num resultado de quatro abaixo no Stadium Course, o mais exigente dos três campos utilizados nas primeiras três rondas, e que também vai receber a ronda final no domingo.

"Tentei criar o máximo de oportunidades de birdie possível", afirmou Brown, que aproveitou o par cinco do 16.º buraco e converteu putts de 7,5 metros e 13,5 metros no 17.º e 18.º.

"Enfiei dois putts a chegar ao fim, e foi espetacular", disse Brown, descrevendo o putt no último buraco como "surreal".

"É para isto que se treina", acrescentou. "É para estes momentos, para aquelas noites em que se vai para o green a imaginar que se tem um putt para vencer o Masters – é exatamente para isso que tudo isto serve".

Scheffler, que faz a sua estreia em 2026 após uma época de seis triunfos em 2025, incluindo dois títulos major, somou seis birdies e dois bogeys no seu cartão de 68, quatro abaixo, no Stadium Course.

A estrela norte-americana manteve a sua partilha do segundo lugar com um putt para par de 7,5 metros no 18.º, onde falhou o green e viu o seu chip, de uma posição difícil em descida, passar o buraco.

"Acho que estive bastante bem", afirmou Scheffler. "Jogar com vento aqui tem, sem dúvida, os seus desafios. Amanhã tenho de estar um pouco mais afinado".

Kim procura o seu quinto título no US PGA Tour e o primeiro desde o Sony Open em 2023. Começou a sua volta no 10 do campo de La Quinta, abrindo com o primeiro dos seus sete birdies.

Após um bogey com três putts no terceiro, fez birdie no quatro, cinco e seis, subindo ao topo da tabela classificativa.

"Acho que foi uma grande volta, especialmente com ventos traiçoeiros", comentou Kim.

Enquanto Kim tenta fechar a sua quinta vitória no circuito e Scheffler procura a 20.ª no domingo, Brown afirmou que vai concentrar-se em controlar o que pode e divertir-se.

"Tenho 18 anos e estou a jogar no PGA Tour", disse Brown, o mais jovem de sempre a fazer 60 ou menos no circuito norte-americano. "Quão incrível é isto?".