O'Sullivan, um jóquei vencedor do Festival de Cheltenham, estava a montar Wee Charlie para o treinador Gerard O'Leary e foi um dos três cavaleiros que caíram na última vedação na corrida de duas milhas Racing Again Handicap Chase na quinta-feira passada.
O jovem de 24 anos foi tratado na pista antes de ser levado de ambulância aérea para o Hospital Universitário de Cork, onde esteve em coma induzido nos cuidados intensivos.
O resto do encontro foi abandonado.
Numa declaração, a médica chefe do IHRB, Dra. Jennifer Pugh, disse: "Michael faleceu nas primeiras horas da manhã de domingo, rodeado pela sua família, no Hospital Universitário de Cork. Agradecemos às equipas multidisciplinares que prestaram os melhores cuidados médicos a Michael, tanto no hipódromo como no Hospital Universitário de Cork. A família de Michael gostaria de reiterar a sua gratidão por todo o apoio que recebeu nos últimos dias e expressar o seu apreço à comunidade local e à família das corridas. A família O'Sullivan pediu privacidade neste momento".
O'Sullivan tornou-se profissional em setembro de 2022 e era uma estrela em ascensão no desporto. Ele montou 95 vencedores na Grã-Bretanha e na Irlanda ao longo de sua carreira, incluindo 16 nesta temporada.
A reunião de domingo em Punchestown e os jogos irlandeses Point-to-Point em Knockanard, Nenagh e Tinahely foram cancelados como sinal de respeito.