Turquel 0-3 Benfica
Depois de ter visto o Sporting aproximar-se, o Benfica entrou pressionado na visita ao Turquel. E o que é certo é que as águias demoraram a quebrar a resistência dos anfitriões.
O nulo manteve-se no primeiro tempo e até foi o Turquel quem festejou duas veze, mas num primeiro momento a equipa de arbitragem não validou o golo de Daniel Passos e num segundo, um remate alto levou a anular a festa de Salvador André.
No segundo tempo, o Benfica acabou por festejar e selar um importante triunfo. Gonçalo Pinto (40’) abriu o ativo e Vítor Oliveira (42’) deixou os encarnados mais descansados na frente do marcador. Roberto di Benedetto fechou as contas a cinco minutos do fim, num lance polémico em que o banco do Turquel reclama que a bola não ultrapassou a linha por completo.
Contas feitas, o Benfica lidera com 40 pontos. O Turquel é 12.º, com 12.
Sanjoanense 2-7 Sporting
Na perseguição ao Benfica, o Sporting tinha uma visita à Sanjoanense, na 14.ª jornada da fase regular do campeonato nacional de hóquei em patins. E os leões entraram de forma avassaladora para resolver o encontro.
Danilo Rampulla (7’), Facundo Navarro (9’) e Alessandro Verona (14’) deram três golos de vantagem aos leões. Rampulla teve uma oportunidade de ouro para bisar, mas falhou o penálti. Foi já depois de apanhar um susto com um livre direto falhado de Hugo Santos, que Rafa Bessa (23’) e Facundo Navarro (24’) praticamente colocaram um ponto final na partida.
Na etapa complementar Rampulla (44’) e Rafa Bessa (48’) alcançaram os respetivos bises, enquanto Hugo Santos (39’), em power play, e Luís Filipe (45’) marcaram os tentos de honra para os anfitriões.
Contas feitas, o Sporting é segundo classificado com 35 pontos, a dois do líder Benfica. A Sanjoanense está no 11.º lugar, com 13 pontos.
OC Barcelos 4-4 FC Porto
O FC Porto empatou este diante do OC Barcelos (4-4), no Pavilhão Municipal de Barcelos, em jogo da 14.ª jornada do campeonato, no qual segue na quarta posição da tabela, com 29 pontos, menos 11 do que o líder Benfica.
Um duelo que se perspetivava muito amarrado começou de forma absolutamente frenética, pois com apenas cinco minutos decorridos, o FC Porto já vencia por 1-4, à boleia do hat-trick do capitão Gonçalo Alves, e do remate certeiro de Carlo Di Benedetto. Pelo meio, Miguel Rocha marcou para os anfitriões. Tudo numa mão cheia de minutos.
Ao intervalo, o marcador mostrava um 2-4 favorável aos bicampeões nacionais, mas o OC Barcelos reduziu para a diferença mínima logo no arranque da etapa complementar, e o jogo voltou a abrir. Na cobrança do livre direto a castigar a 10.ª falta portista, Miguel Rocha também chegou ao hat-trick e deixou tudo igual (4-4), com pouco mais de 12 minutos para jogar.
Nas jogadas seguintes, Miguel Rocha e Gonçalo Alves não lograram chegar ao póquer, o primeiro ao desperdiçar um livre direto e o segundo ao falhar um penálti. E verdade é que o placar não voltou a mexer, pelo que o desafio terminou com um ponto para cada lado.
Com este resultado o FC Porto mantém-se no 4.º lugar, com 29 pontos, enquanto o OC Barcelos está em 3.º, com mais cinco (34).
Resultados da 14.ª jornada
HC Braga 3-4 Juventude Pacense
Carvalhos 3-2 Riba d’Ave
Sanjoanense 2-7 Sporting
Póvoa 5-4 SC Tomar
Valongo 3-2 Oliveirense
Turquel 0-3 Benfica
OC Barcelos 4-4 FC Porto
