As norte-americanas, líderes do ranking, estão sedentas de vingança depois de terem perdido frente ao Canadá na final pela medalha de ouro, há quatro anos, e deixaram um aviso com uma goleada inesperada, tendo em conta o equilíbrio habitual entre estas duas potências no Santagiulia Arena.
Com este triunfo, os Estados Unidos garantiram o primeiro lugar do Grupo A, enquanto o Canadá, que nunca tinha ficado em branco em jogos olímpicos femininos, terá ainda de trabalhar antes dos quartos de final, tendo encontro marcado com a Finlândia na quinta-feira.
A avançada Hannah Bilka bisou, enquanto a avançada Kirsten Simms e as defesas Caroline Harvey e Laila Edwards também marcaram, numa partida em que o Canadá sentiu a ausência da sua capitã de longa data, Marie-Philip Poulin, lesionada na segunda-feira.
O encontro em Santagiulia era amplamente apontado como uma antevisão da final, já que Estados Unidos e Canadá são as únicas nações a conquistar o ouro desde que a modalidade integra o programa olímpico, em 1998.
Suécia lidera Grupo B, Alemanha termina em segundo
As suecas venceram os quatro jogos e garantiram o primeiro lugar do Grupo B, com 12 pontos, com as três primeiras equipas a seguirem para os quartos de final.
A Alemanha terminou com oito pontos, mais dois do que a Itália, estando ambas já apuradas para os quartos de final, antes do início do jogo desta terça-feira. O Japão terminou com três pontos e a França com um, sendo ambas eliminadas.

Após um primeiro período sem golos, as italianas adiantaram-se 21 segundos depois do intervalo na Milano Rho Arena. Com muitos adeptos ainda a regressar aos seus lugares, Justine Reyes marcou após um face-off, desviando para a baliza o remate inicial de Anna Caumo.
A Alemanha dispôs de uma superioridade numérica, mas as italianas anularam a penalidade e Nadia Mattivi saiu do banco das penalidades, recolheu o disco e assistiu Matilde Fantin, cujo remate acertou no poste.
As alemãs empataram no segundo período, com Emily Nix a empurrar o disco para dentro da baliza a partir da área de golo. A menos de dois minutos do fim, Laura Kluge marcou o golo da vitória, silenciando o forte apoio italiano nas bancadas.
A Suécia adiantou-se no marcador ao sexto minuto, com Hanna Thuvik a aproveitar uma recarga após defesa a remate de Sara Hjalmarsson.

O golo surgiu segundos depois de a avançada sueca Hilda Svensson ter saído do gelo a coxear, após ser projetada contra as tabelas pela japonesa Ayaka Hitosato.
Josefin Bouveng aumentou a vantagem sueca seis minutos após o início do segundo período, ao receber um passe longo de Jenna Raunio na zona neutra e a colocar o disco na baliza, com a ajuda do poste.
As suecas marcaram novamente perto do final do segundo período, por Mira Hallin, e Hanna Olsson fez o quarto golo em superioridade numérica no início do terceiro período, o seu segundo golo nestes Jogos.
As cinco equipas do grupo, incluindo a República Checa, seguem para a fase a eliminar, em que o emparelhamento será definido pela classificação final.
