Para o hoquista de origem checa Kevin Fiala, o duelo de sexta-feira frente ao Canadá terminou a menos de três minutos do fim, após um choque junto às tabelas com Tom Wilson. O suíço foi retirado do gelo de maca pelos médicos e levado para o hospital. Pelas 1:30 da madrugada, a federação helvética informou que, devido a uma grave lesão na parte inferior da perna, o torneio olímpico terminou para Fiala.
"Não é fácil para nenhum de nós, é sempre emotivo ver um jogador sair de maca. Lamento muito pelo Kevin," desabafou o treinador Patrick Fischer à comunicação social. Nessa altura, a sua equipa estava a perder 1-5 contra o principal favorito. Não houve mais golos e o Canadá garantiu o apuramento para os quartos de final. A Suíça vai defrontar a República Checa no domingo, às 11:10, na Santa Giulia Arena, pelo segundo lugar.
O problema de Fiala não é a única preocupação para Fischer. Outro avançado, Denis Malgin, tem problemas no ombro e o defesa Andrea Glauser está sob suspeita de concussão. Aos checos, no duelo contra a França, faltou o defesa lesionado Jan Rutta. Juntamente com os vencedores dos três grupos, a melhor equipa entre as segundas classificadas segue diretamente para os quartos de final, enquanto as restantes vão disputar o play-off preliminar.
Merece destaque o belo gesto dos hoquistas canadianos, que acompanharam Fiala, lesionado, fora do gelo, saindo todos do banco, entrando no rinque e prestando-lhe homenagem ao baterem com os sticks no gelo. Não é algo que se veja todos os dias.

