Hóquei: Juventude Pacense apurado, HC Braga, Sanjoanense e Riba d'Ave eliminados da WSE Cup

Pacenses foram os únicos apurados
Pacenses foram os únicos apuradosJuventude Pacense

A Juventude Pacense carimbou o acesso às meias-finais da WSE Cup depois de vencer o Caldes por 8-4 na segunda mão dos quartos de final, enquanto o HC Braga foi afastado pelo Calafell após empate 2-2, a Sanjoanense caiu nos penáltis diante do Lleida (3-3, 7-5 a.g.p.) e o Riba d'Ave perdeu com o Monza por 5-3.

Depois de uma derrota por 6-5 em Espanha, a Juventude Pacense contava com a força dos adeptos para fazer história e carimbar o acesso à final four europeia. Joca Guimarães deu o melhor início, mas Adrià Ballart empatou logo a seguir e Diogo Abreu devolveu a vantagem à equipa da casa, ainda antes dos 10 minutos. 

Os catalães empataram por intermédio de Lluc Vilà, mas Filipe Flórido e Joca Guimarães levaram a equipa da casa em vantagem para o intervalo por 4-2. No entanto, no reatamento, os forasteiros igualaram por Marcos Blanqué e Humberto Mendes, mas Pedro Rocha ripostou logo para a Juventude Pacenses que carimbou o passaporte com mais um golo de Filipe Flórido e José Cancela bisou no último minuto para fazer o 8-4 e estabelecer o resultado agregado em 13-10.

Ainda em Portugal, o HC Braga precisava de reverter uma desvantagem magra (0-1) perante o Calafell, mas não foi além de um empate 2-2. Tomás Santos inaugurou o marcador, Mabe Marimón fez o empate e o mesmo Tomás Santos bisou em cima do descanso. Os espanhóis empataram no reatamento por Jero García e apesar de carregarem até à buzina final, os bracarenses não encontraram o caminho para voltar a igualar a eliminatória e perderam por 3-2 no resultado agregado.

Já a Sanjoanense, que perdeu por 2-4  em casa com o Lleida, tinha uma tarefa bem complicada na Catalunha. Depois de um nulo ao intervalo, Alex Mount marcou para os alvinegros antes do empate de Martí Gabarró. A seis minutos do fim, Hugo Santos voltou a colocar os lusos na frente, mas Jordi Badía igualou logo a seguir. O bis de Mount ainda reabriu a eliminatória, mas o tento de Jordi Badía acabou por ditar o empate 3-3, que afasta a turma de Reinaldo Ventura da competição.

O último emblema luso a subir à quadra foi o Riba d'Ave em Itália, que visitou o Monza depois de um triunfo por 4-3 no norte de Portugal. Um penálti madrugador de Matteo Galimberti igualou a eliminatória, Gustavo Pato respondeu em power play, mas o mesmo Galimberti voltou a marcar da marca de grande penalidade perto do descanso.

No reatamento, Francisco Bielsa dilatou, Dinis Abreu reduziu e Paolo Colamaria bisou para fazer o 5-2. Pelo meio, Dinis Abreu tinha falhado um livre direto e Nanu Castro ainda fez o 5-3 a poucos minutos do fim, mas os nortenhos não encontraram o golo que obrigaria ao prolongamento e acabaram por cair por 8-7 no resultado agregado.

Assim sendo, a Juventude Pacense é a única equipa portuguesa nas meias-finais da WSE Cup, ao lado dos espanhóis do Calafell e do Caldes e dos italianos do Monza.