Alexander Ovechkin marcou o primeiro golo dos Washington Capitals logo aos quatro minutos de jogo. Seguiu-se um jogo muito disputado, com o Chicago a liderar por 3-2 após o segundo período.
No entanto, o Washington deu a volta ao jogo no último período - também graças a Ovechkin, que marcou novamente numa jogada de força aos 47 minutos.
Foi o 41.º golo do russo na época, enquanto o alemão Leon Draisaitl (Edmonton Oilers) lidera a lista de marcadores da NHL com 52 golos.

Ovechkin está a apenas um golo de se tornar o único recordista de golos da NHL. Terá a oportunidade de fazer isso no domingo, quando os Capitals receberem o New York Islanders.
Recorde o Washington Capitals - Chicago Blackhawks
Diante dos olhos de Gretzky
Wayne Gretzky esteve presente na Capital Arena para assistir à quebra de recorde de Ovechkin.
"Isto é muito bom para o nosso desporto", disse a lenda canadiana do hóquei no gelo em conferência de imprensa: "É uma viagem maravilhosa para todos os presentes".
Não há "palavras boas o suficiente" para homenagear o feito de Ovechkin: "É tudo muito positivo. Estou muito orgulhoso por estar aqui esta noite".
Gretzky terminou a sua carreira em março de 1999, marcando o seu 894.º golo com a camisola dos New York Rangers. No entanto, passou a maior parte da sua carreira nos Edmonton Oilers, com os quais ganhou a cobiçada Taça Stanley quatro vezes entre 1984 e 1988.
Alexander Ovechkin - que está atualmente na sua 20.ª época na NHL - encarou com naturalidade o entusiasmo que o rodeia. Numa conferência de imprensa conjunta com Gretzky, o russo disse que lhe perguntavam muitas vezes como conseguia manter a sua energia durante tantos anos: "Apenas gosto de jogar hóquei no gelo."
Para já, nada de grandes celebrações. Ovechkin quer aproveitar a sua oportunidade no domingo e bater o recorde de Gretzky. "Não sei como vou me sentir amanhã", disse o oito vezes All-Star: "Estou muito feliz com a maneira como lidamos com a situação em Washington. E agora vamos seguir em frente".
"Não teria sido possível sem os meus companheiros de equipa e parceiros, os adeptos, a minha família, a minha mãe e a minha mulher", disse o campeão da NHL de 2018, que deu um "high-five" ao filho através do plexiglass, atirou beijos à multidão - e fez uma vénia em grande estilo em frente ao camarote de Gretzky.